Arquitetura de interior: Inspiração brasileira

A ideia central aqui foi criar ambientes funcionais e confortáveis a partir de peças do design brasileiro que são demuito bom gosto, leves e sofisticadas.

Diogo Brasileiro e Renato Silva

Por Ana Cristina

Esse projeto ambienta um apartamento de quatro suítes, sendouma transformada em Family room, que é residência de uma famíliacheia da energia das crianças! A ideia central aqui foi criar ambientes funcionais e confortáveis a partir de peças do design brasileiro que são demuito bom gosto, leves e sofisticadas.

A cor básica escolhida para o apartamento foi da paleta de tons terrosos, a cajuzinho, uma cor muito aconchegante que abrigou bem a energia do azul, que aparece nas duas poltronas do living e acolheu com carinho a super poltrona em couro natural de Sergio Rodrigues.

A sala de jantar conta com uma mesa para oito lugares e cadeiras de Jader Almeida que usa a leveza da palhinha, elemento tão brasileiro e aconchegante. Um toque em tons de cobre faz a diferença nas luminárias e nos puxadores dos painéis de correr. Compõe ainda a sala de jantar uma mesa redonda em madeira natural para apoio e em refeições rápidas.

Mas a grande surpresa desse apartamento de andar alto está na varanda, que tem vista de 180 graus sem qualquer obstáculo, o que proporciona um belo olhar ao infinito. Aqui escolhemos cores neutras na base, e o cinza e o branco, para acomodar a paleta de cores vibrantes que vão do azul ao fúccia, passando pelo tom da uva Malbec, que aparece nas cadeiras revestidas com corda sintética.

A mesa tem o tampo em azulejaria, elemento também bem familiar da arquitetura brasileira. Para as suítes dos filhos, tentei ambientar pensando na personalidade de cada um. Para o filho, usei tons de cobalto e marinho com base cinza visando descontrair com a luz das luminárias em um azul mais quente, quase esverdeado.

Para a filha, apaixonada pelos animais, escolhemos o tom de pele, com base branca. O papel de parede remete à pele de algum bichinho de pelúcia, trazendo aconchego e proteção. Este é um quarto moderno e atemporal. O jeito da menina volta a aparecer no mini-closet, projetado especialmente para ela.

A suíte do casal com SPA e closet recebe tons neutros e cabeceira em laca acetinada, com detalhes em estofado de seda dublada em tons de cinza grafite. Com espaço para leitura junto à janela e um pequeno home theater, a suíte se forma com uma natureza muito calma e elegante. Ideal para relaxar!

Leia também

Em destaque