Lá vêm os noivos!

Silvana Rosemberg tira dúvidas sobre as principais questões da lista de presentes de casamento

Foto: Sacada

Por Silma Araujo

Quando um casal de namorados decide pelo casamento, o momento é de intensa alegria e encantamento. Contudo, aquele friozinho na barriga é confrontado com as muitas dúvidas que vão surgindo ao longo da jornada de preparativos. São muitas questões e pequenos detalhes a serem decididos que testam os nervos dos noivos. Essa ansiedade é absolutamente natural, uma vez que a intensão é fazer de tudo para que o grande dia do enlace matrimonial seja perfeito e inesquecível.

Dentre o intenso repertório de compromissos a serem realizados, a lista de presentes é um item especial, pois envolve a participação direta dos convidados, uma vez que irão se dirigir à loja para decidirem qual o presente que darão ao casal. Por essa significância, a primeira coisa que os noivos devem considerar ao criá-la é o que realmente precisarão para montar a casa.

Segundo Silvana Rosemberg, administradora das lojas Disbal, é recomendado conversar com familiares próximos, verificando as expectativas dos convidados, e visitar lojas do setor, para ver o que agrada e qual delas têm o perfil compatível com o dos noivos. A conversa entre o casal também é importante para decidir qual o estilo da casa que terão: moderno, tradicional, despojado, etc. Após estarem inteirados do assunto, devem ir à loja escolhida e montar efetivamente a lista de presentes.

O casal deve atentar ao tempo em que a lista será posta à disposição dos convidados, por isso tudo deve ser feito com antecedência. Geralmente, o prazo é de três meses, entretanto, caso haja chá de cozinha, chá bar e etc., a lista deve ser posta entre um e dois meses antes do chá, e ficar disponível até a data do casamento.

Quando o assunto são os valores dos presentes e as exigências particulares, o melhor a fazer é seguir o bom senso e considerar uma média de três níveis de preços, como itens até 100,00 reais, alguns entre 100,00 e 300,00 e outros acima de 300,00. Lembrando que esses são valores médios e vão depender da condição financeira dos noivos e dos convidados. “Na minha experiência, tenho visto padrinhos que fazem questão de oferecer presentes caros para os noivos e quando não encontram na lista, ficam “perdidos”. Nesse caso, nada impede que os noivos coloquem sugestão de presentes acima de mil reais”, considera Silvana.

O casal não precisa ficar preocupado em caso de receber presentes iguais, uma vez que a maioria das lojas faz a troca por outro modelo ou produto. “Normalmente, as lojas possuem listas de presentes com itens pré-estabelecidos, com aquilo que atende à rotina de uma casa. Na Disbal, priorizamos a lista personalizada, ou seja, o casal inclui ou retira itens contidos na lista geral. Assim, receberão aqueles presentes específicos que escolheram, evitando a necessidade de trocas”, diz.

A entrega dos presentes no endereço em que desejarem, sem custo adicional e com data marcada antecipadamente, é uma excelente comodidade oferecida aos clientes da loja. “Geralmente, os noivos solicitam a entrega para a casa dos pais, mas alguns desejam o envio para a nova residência. Quando isso acontece, ela é feita após o casamento ou lua de mel”, conta.

E a dica para os convidados é: para deixar o momento da recepção e abertura dos presentes mais surpreendente, é delicado que tenham a atenção de assinar um cartão com felicitações aos noivos. “O convidado pode enviar junto ao presente uma mensagem especial, isso vai deixar o presente mais humanizado e mostrar com que carinho este foi comprado”, incentiva.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque