Belo, confortável e compacto

Projeto assinado pelo arquiteto Ivan Rocha traz soluções para quem deseja viver bem em um apartamento pequeno

Foto: Diogo Brasileiro

Por Vivian Rodrigues

A decisão dos proprietários de viver neste apartamento de 61m² aconteceu após uma visita ao espaço Studio 03, projeto dos arquitetos Ivan Rocha e Carlos Pinillos exposto na Casa Cor Bahia 2013 – Extensão Feira de Santana. O espaço mostrava um apartamento de 42m² decorado de forma surpreendente, com amplitude, sofisticação e conforto. Foi o estímulo que o casal precisava para deixar a cobertura de cinco suítes onde morava, de aproximadamente 250m², grande demais após a mudança dos filhos. O desafio para o arquiteto Ivan Rocha foi integrar os objetos, estilo e referências pessoais que o casal trazia em um espaço compacto como este. Para isso, foi elaborado um projeto com soluções práticas em que cada centímetro foi aproveitado.

No quarto de casal, a funcionalidade está nos detalhes. A TV suspensa em um painel em frente à cama traz liberdade e mais espaço de locomoção. Por trás do móvel foi colocado um armário sapateiro e uma porta de correr. Aliás, sistemas de portas de correr foram um recurso muito utilizado em todo o projeto, e são uma ótima dica. Assim, não é necessário deixar espaços livres para o abre e fecha de portas. Para o closet da mulher, um grande espelho foi posicionado em toda a parede para dar amplitude através do seu reflexo, dando a sensação de que o espaço tem o dobro do tamanho.

A cor neutra e o revestimento padrão em todo o apartamento valorizam a harmonia e reforçam a ideia de união dos espaços. As cores claras também foram escolhidas para dar destaque aos objetos de decoração. Na cozinha, tudo bem dividido para sobrar espaços. Os eletrodomésticos foram posicionados em forma de L e, assim alinhados, não criam barreiras para a circulação. Com o aproveitamento do espaço, ainda foi possível criar uma mini despensa e uma pequena área de serviço, adequada à rotina do casal.

A sala é um chamado ao bom gosto e também traz a integração entre a sala de estar e jantar. Destaque para os nichos aéreos instalados em todo o ambiente aproveitando os espaços verticais. Obras de arte, esculturas, lembranças de família e fotografias foram dispostas nestes espaços do rodateto. A iluminação foi toda pontuada para valorizar os objetos de decoração e telas de artistas renomados presentes na sala, que recebem foco de luz artificial. As lâmpadas foram instaladas de modo a provocarem uma projeção menor de calor ao ambiente – mesmo o apartamento sendo todo climatizado.

Usando muita criatividade, o arquiteto transformou o banheiro em 2 em 1: é possível separar o banheiro da parte íntima do apartamento (quarto e closet) para uso das visitas, bem como integrá-los, transformando o quarto em uma suíte. Outra solução para ambientes pequenos é a utilização de móveis planejados, que podem gerar resultados surpreendentes. Para o banheiro, o nicho utilizado dá charme e funcionalidade ao espaço. Uma marcenaria de qualidade não desperdiça nenhum centímetro do seu apartamento.

Espelhos no rodapé do móvel que agrega o home theater são mais um truque para dar a sensação de amplitude. Outro desafio foi inserir no apartamento um sofá de 3,5m de comprimento. O truque aqui é a funcionalidade do móvel. Multiuso, o sofá estendido acomoda oito pessoas, se transforma em cama quando necessário e ainda tem o encosto regulável, transformando o móvel em um sofá tradicional. Um desejo do casal, que eventualmente recebe a visita de muitos amigos e filhos. A TV de 70 polegadas e aparelhos eletrônicos bem instalados dão à sala um clima de cinema. A cristaleira, acomodada no canto da sala, traz elegância e não ocupa muito espaço. Por ser uma peça transparente, contribui para a sensação de amplidão e não impõe barreiras ao olhar. Todas estas ideias com móveis e ambientes versáteis mostram que é possível, sim, morar em imóveis compactos sem abrir mão do requinte e conforto.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque