Renovação da decoração de suíte de motel retrata o requinte do período imperial com ar aconchegante e instigador
Por Silma Araujo
O universo do design de interiores é extremante multifacetado, podendo ser explorado em diversos contextos, inclusive nos mais inusitados, como o de uma suíte de motel, por exemplo. Esse foi o trabalho proposto à profissional Cristiane Fernandes, que reprojetou os ambientes do espaço.
Segundo a designer, o conceito decorativo escolhido manteve detalhes já existentes e inseriu outros recursos que se tornaram o diferencial do ambiente. “Quando fui chamada para fazer o projeto de interiores da suíte de um motel renomado, a proposta foi não modificar o perfil arquitetônico original cujo tema é ‘Suíte Imperial’. Foi aí que veio a ideia de retratar o requinte do período imperial sem descaracterizar o ar aconchegante e instigador já existente”, revela.
Analisando e questionando todas as possibilidades no momento do briefing, Cristiane levou em consideração os aspectos técnicos que fariam com que a suíte funcionasse bem tanto para receber os clientes como para o proprietário, principalmente quanto à logística, manutenção e locação do espaço.
Na suíte composta por cinco ambientes – sauna, varanda coberta, onde está a banheira, quarto, lounge e WC, a designer explorou a paleta de cores suaves, pontuando com cores fortes nos adornos decorativos, como os espelhos com molduras em dourado e os pufes em capitonê e veludo molhado.
A iluminação, combinada com a cortina de tecido com blackout, ganhou um ar intimista para proporcionar aos clientes suavidade e conforto visual à luminosidade.
Na área molhada, ao usufruir do ambiente da banheira, o usuário tem uma visão privilegiada do céu, o que torna o ambiente mais relaxante. Para a cascata, o revestimento usado foi o Decortiles – Twent Deluxe TD2, que mistura a elaboração geométrica do desenho arabesco e a modernidade da cerâmica trabalhada. O acabamento da bica é feito com o granito marrom absoluto, que traz o contraste necessário ao ambiente.
Na cabeceira da cama, Cristiane explorou o estofado em tom areia lembrando o dourado, e o harmonizou com o papel de parede que retrata mais uma vez o arabesco.
De acordo com a designer, nesse projeto prevaleceu a mesclagem entre o tradicional e o contemporâneo. “A intenção foi misturar o que tínhamos de informação visual, já rica em detalhes, diga-se de passagem, e trabalhar o moderno a partir das linhas retas, evidentes na marcenaria e no gesso. A pedido do cliente foram aproveitados todo o piso e revestimento da área da banheira, o qual forma um mosaico de granito e mármore. E para dar ênfase a esses detalhes presentes há mais de 20 anos, pontuei com uma iluminação especial”, frisa.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.