Lydi Siqueira conta os detalhes do projeto decorativo de um escritório de advocacia
Por Silma Araujo
Inspirada nos escritórios das grandes metrópoles, a designer de interiores Lydi Siqueira criou um ambiente de trabalho com o ar de seriedade, mas cheio de estilo. Aproveitando ao máximo o espaço existente, ela valorizou o layout através da otimização estética e técnica, fazendo do escritório de advocacia um excelente local de trabalho.
Lydi conta que o maior desafio do projeto foi formular, em um espaço reduzido, todas as atividades realizadas. “Eu tinha em mãos um escritório com muitos profissionais envolvidos e precisava acomodá-los em 90m². Então o dividi em: recepção, copa, lavabo, cinco salas, uma estação de trabalho para estagiários e uma sala de reunião”, descreve.
Analisando os detalhes do contexto decorativo, a designer enfoca que a organização promovida trouxe credibilidade ao escritório. “Utilizei móveis e revestimentos de cor escura, o que foi um desejo do cliente. O piso de madeira foi escolhido para resgatar alguns elementos do antigo escritório. Escolhi um mix de materiais nobres, como o couro, usado na recepção, e os painéis de madeira, que revestem todas as paredes”, conta.
As cores sóbrias predominaram em todo o projeto. Nas salas, por exemplo, a designer aplicou o revestimento de concreto escuro, assim como nas estantes de madeira escura e as persianas, também de madeira, que trouxeram a sensação de aconchego. No lavabo, o papel de parede de couro de crocodilo escuro, o mármore travertino na pia e o espelho, que dá a sensação de amplitude ao escritório, completam o estilo.
A iluminação é cênica e pontual para proporcionar conforto ao cliente na recepção, e nas salas, para a conversa com os advogados. Nos locais em que as atividades requerem boa luminosidade, Lydi teve o cuidado especial de intensificar a incidência de luz. Nesse quesito iluminação, foram usadas soluções sustentáveis com materiais de baixo consumo, como as fitas de LED na iluminação indireta.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.