Uma arquitetura que dure

Arquiteto Gleidson Monteiro dá forma a projetos que valorizam conforto e qualidade

Foto: Arquivo Gleidson Monteiro

por Silma Araújo

Gleidson Monteiro iniciou sua jornada profissional na área publicitária. Após seis anos de atuação, a vontade de formar-se em Arquitetura falou mais alto e seus caminhos finalmente se cruzaram. Foi para São Paulo, iniciou o curso na Universidade Bandeirantes (Uniban) e, após dois anos, retornou à Bahia, concluindo em 2012 o curso na Universidade Salvador (Unifacs).

A arquitetura foi então o envolvendo com o encantamento de um novo amor. Ao retornar para Feira de Santana, passou a atuar com o irmão Flávio, experiente e premiado arquiteto, no escritório Flávio Monteiro Arquitetos Associados. Casou-se com a arquiteta e urbanista Cristiane Cabral, de quem também é sócio.

Os irmãos, no entanto, despertaram preferências distintas. Enquanto Flávio tem preferência por projetos residenciais e empreendimentos imobiliários, Gleidson trabalha com projetos comerciais, como clínicas e consultórios, e assina vários projetos deste segmento na cidade “É um nicho de que eu gosto bastante”, revela.

Por ter formação e experiência na publicidade, Gleidson conseguiu agregar a sua marca ao escritório, desenvolvendo projetos comerciais com o olhar publicitário como diferencial, um conceito que aplica até hoje. “Vim trazendo a experiência da publicidade unida à arquitetura. Tenho conseguido fechar pacotes com clientes envolvendo desde a concepção da marca – não entrando na questão do desenvolvimento da logomarca em si, mas a partir do desenvolvimento do conceito do negócio -, até a arquitetura. Termina nascendo tudo junto e até fazemos reuniões com agências publicitárias unindo as duas coisas.”, explica.

Um marco na carreira do arquiteto foi o projeto “Garagem”, que assinou juntamente com os arquitetos Eduardo Matos e Cristiane Cabral. Exposto na Casa Cor Bahia – extensão Feira de Santana em 2013, o ambiente rendeu-lhes o prêmio de originalidade. A dedicação total à realização deste projeto ainda trouxe outros resultados positivos, ele conta. “Foi um projeto que fizemos com bastante afinco, eu, minha esposa e Eduardo. A Casa Cor é uma vitrine muito boa, conseguimos expor o nosso trabalho com total liberdade e para mim, depois desse trabalho, apareceram muitos outros”, relembra.

Para Gleidson, o diferencial do seu escritório é a forma como os profissionais ali associados realizam seus projetos priorizando, sobretudo, a qualidade. “Arquitetura é tornar a vida das pessoas mais confortável, mais fácil. Fazê-las terem prazer em chegar às suas casas, curtindo o espaço, dando conforto às famílias. Tudo isso nós conseguimos reunir em uma boa arquitetura. Por mais clichê que pareça, temos orgulho de dizer que qualquer projeto que saiu do escritório fomos nós que fizemos. Queremos que os clientes nos procurem pelo projeto, por uma boa arquitetura, pela qualidade e jamais pelo preço”, pontua.

Com amplo conhecimento dos fundamentos da arquitetura, ele analisa o panorama contemporâneo e posiciona-se quanto à arquitetura ante a decoração de interiores e seu espaço no mercado. “Às vezes uma casa antiga que não tem muitos elementos foi tão bem concebida pelo arquiteto que aquele espaço é super confortável, independentemente de ter uma decoração nova. Então, arquitetura é ambiente, é espaço, traz qualidade de vida para as pessoas e é o que valorizamos. Não desmerecendo quem gosta de trocar os móveis todo ano e que gosta de mudar a decoração, pois é isso que movimenta a indústria”, considera.

Segundo Gleidson, um bom projeto arquitetônico deve levar em conta a funcionalidade, não apenas o custo e a estética. “Tudo isso funcionando de forma harmônica, sem excessos. Uma boa arquitetura você tem para a vida toda e só precisará fazer manutenção. Então tentamos evitar ao máximo utilizar materiais que são, na verdade, decoração, pois acabam sendo logo ultrapassados e forçadamente substituídos. Tentamos convencer nosso cliente a fazer uma arquitetura que dure”, conclui.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada. 

Leia também

Em destaque