A pátina é uma técnica de acabamento que dá à peça a aparência rústica e envelhecida pelo uso
Com o passar do tempo, certos materiais sofrem com o desgaste químico e a exposição ao clima, que acabam alterando a apresentação de sua superfície. Essa mudança da estética é conhecida como Pátina, e ocorre naturalmente.
No entanto, muitos artesãos, e até a própria indústria moveleira, produzem a pátina artificialmente em seus produtos, através da pintura e mescla de materiais, para simular esta mesma ação do tempo.
Esse recurso de acabamento estético torna a peça com a aparência rústica e diferente, dando a aparência envelhecida e de muito uso. Geralmente, ou o móvel já é fabricado com o estilo em pátina ou é aplicado sobre um já usado para renovar o seu visual. O certo é que, independente do modo e intenção de que é produzido, o móvel é visto como uma obra de arte e até mesmo como uma verdadeira antiguidade.
A pátina é uma técnica muito versátil e pode ser usada em tudo! São peças de decoração, como molduras, batentes, portas; móveis como camas, portas, armários, mesas e cadeiras etc. que dão ao espaço um toque pessoal e extremamente original.