Apafs promove workshop para discutir o código de obras

A iniciativa do evento deveu-se ao advento do plano diretor feirense que será elaborado pela prefeitura 

Foto: Sacada

No primeiro encontro do workshop realizado pela Apafs, Associação dos Profissionais de Arquitetura de Feira de Santana, na tarde da última quarta-feira (02), foi levantada a discussão do código de obras (lei 3473) através da leitura dos seus dispositivos e do debate entre arquitetos e engenheiros presentes.

A iniciativa do evento deveu-se ao advento do plano diretor feirense que será elaborado pela prefeitura que, desde já, convocou o posicionamento dos arquitetos e urbanistas, engenheiros e agrimensores sobre lei e códigos que delimitarão as suas diretrizes.

Segundo Raimundo Lopes (Catatau), presidente da Apafs, este é o momento para se esclarecer pontos importantes que nortearão o plano voltado para o desenvolvimento da cidade. “Feira vai entrar em um momento de discussão plena e essa é a oportunidade que nós temos de interferirmos nesse processo. Existe uma série de leis satélites que gravitam em torno do PDDU que é de extrema importância, como o código de obras, a lei de uso do solo, o código de polícia administrativa e o código de meio ambiente que devem ser observados. Por isso a gente já está tomando a inciativa de trabalhar em cima desse material para vermos as contradições e verificar o que é necessário para a sua melhora”, afirmou.

Quinta feira (03/08)

Neste segundo dia de discussões sobre o código de obras, o avanço na análise da matéria da lei continuou envolvendo os participantes em seus pontos pertinentes, principalmente naqueles referentes às definições dos espaços, uma vez que para uns há a necessidade de mais espaços para garantir o conforto, enquanto que para outros, o ideal seria a sua redução para que haja menor custo.

Falcão Junior, engenheiro civil, acompanhou os dois dias de debate e os avalia extremamente produtivos. “A iniciativa muito boa, afinal trata-se de um código novo que está sendo implantado desde o dia 27 de setembro de 2014. Então é importante que ele seja discutido para vermos as novidades e trazer mais visão àquilo que está sendo colocado pela prefeitura”, declarou. 

Leia também

Em destaque