Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida e combate o stress
por SIlvana Ferraz
A vida moderna está cada vez mais agitada. A urgência e a rapidez com que queremos realizar nossos sonhos fazem com que percamos a oportunidade de aproveitar as coisas boas da vida. Num tempo onde tudo é imediato, o trânsito intenso e congestionado aponta para a necessidade de colocar em prática soluções sustentáveis, com o intuito de melhorar a qualidade de vida. Incentivar e viabilizar a locomoção por meio de bicicletas pode ser uma excelente alternativa para quem quer sair do sedentarismo e aliviar o stress causado pelo corre-corre do dia a dia.
Andar de bicicleta traz melhorias físicas e emocionais, além de ser um excelente instrumento de prevenção de doenças como obesidade e hipertensão. Apesar dos benefícios, as desvantagens de andar de bicicleta numa cidade como Feira de Santana são inúmeras. A economista Lorena Carneiro usa bicicleta como meio de transporte para trabalhar há um ano. Ela revela as principais dificuldades que encontra no trânsito da cidade, como a falta de ciclovias e a falta de respeito dos pedestres e condutores de outros veículos. “As avenidas de Feira são largas, mas não apresentam planejamento para dar melhores condições aos ciclistas. Aqui não tem a cultura de incluir a bicicleta como meio de transporte; as pessoas são muito preconceituosas. Quando converso com alguém e digo que vou para o trabalho de bicicleta, muitos não acreditam, outros torcem o nariz”, relata.
Lorena conta que optou pela bicicleta como meio de transporte por falta de estacionamento no seu local de trabalho. Com o tempo, percebeu outras vantagens. “Não havia estacionamento no local onde trabalho, então optei pelo uso da bicicleta elétrica. Depois, percebi outros benefícios com relação ao custo, uma vez que abastecer o carro está cada vez mais caro. Além disso, corria o risco de não achar vaga na rua e ter que pagar estacionamento”, lembra.
“As pessoas ainda não se conscientizaram de que dá para enfrentar o trânsito com prudência e encarar as avenidas, forçando até mesmo as autoridades cabíveis a olhar o nosso lado. Acredito que muitas vezes os trabalhadores, que cogitam ir para o trabalho usando a bicicleta como meio de transporte, acabam desistindo pela falta de ciclovias, falta de segurança pública e de lugares adequados para tomar banho e guardar as bicicletas”, enfatiza a economista.
Além de usar a bicicleta para se locomover de casa para o trabalho e outros destinos, está cada vez mais crescente o uso deste transporte como forma de praticar esporte e lazer. É o que faz o empresário Wiran Mendes. “Há seis anos fui motivado por uma amiga a andar de bicicleta. A princípio comecei a andar como forma de praticar um esporte, hoje uso também como lazer. Costumo dizer que virei dependente da bike!”, afirma.
Wiran conta que costuma pedalar aos finais de semana acompanhado de um grupo de amigos como uma forma de conhecer melhor a cidade em que vive. “Pedalar aos finais de semana me ajudou a conhecer pontos turísticos pouco explorados da cidade. Além disso, percebi que Feira de Santana ainda é carente de ciclovias, o que dificulta muito a locomoção”, opina.
O empresário, que também costuma viajar de bike para outras cidades baianas, observa que, além de dar prazer e aliviar o stress, pedalar trouxe muitos benefícios para a sua saúde. “Ganhei resistência física, perdi peso e hoje pode se dizer que tenho uma saúde de um jovem de 19 anos, apesar de ter 50. Qualquer pessoa está apta a andar de bicicleta, desde que inicie os treinos após um acompanhamento médico. Eu recomendo que comece devagar e aos poucos vá aumentando o ritmo. Todos do grupo têm o hábito de consultar médicos para ver até onde ir. Hoje também temos nutricionista e fazemos nossos exames de rotina”, finaliza.
Embora seja a segunda maior cidade do Estado, poucas são as avenidas feirenses com estrutura apropriada para a locomoção dos ciclistas. Enquanto isso, em Salvador, a cerca de 100km de Feira de Santana, funciona o projeto da prefeitura municipal em parceria com o Banco Itaú que incentiva os soteropolitanos a usarem a bike ao invés de carros. Bike Salvador é um projeto sustentável da Prefeitura que disponibiliza bicicletas em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com a finalidade de facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos. Enquanto isso, Feira de Santana conta com ciclovias apenas nas avenidas Fraga Maia e Noide Cerqueira. Todavia, está previsto no projeto do Bus Rapid Transit (BRT) a construção de ciclovias e bicicletário na cidade.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.