Uma fusão brilhante

A poltrona Pantosh é um ícone do mobiliário brasileiro criada a partir do cruzamento entre duas outras peças memoráveis

Foto: Sacada

Uma das brilhantes ideais do mobiliário brasileiro foi a criação da série Viralata, do estúdio Latoog da dupla de designers carioca Leonardo Lattavo e Pedro Moog. A grande sacada dessa coleção é a concepção de móveis, objetos e elementos arquitetônicos que resultam de um processo ininterrupto de “cruzamentos” entre móveis e objetos que geram terceiras criações. Nesse processo de reinvenção, a ideia é interligar culturas internacionais e transformá-las em brasileira, resultando na miscigenação de conceitos, desenhos e elementos.

A poltrona Pantosh é o produto dessa linha que nasceu da fusão de duas extraordinárias peças: A cadeira Panton do arquiteto dinamarquês Verner Panton, de 1968, com a Poltrona Willow, do arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, criada entre 1902 e 1904.

Sendo uma das criações mais famosas da dupla, a Pantosh recebeu o Prêmio Idea Brasil em 2009 e foi finalista da premiação do Museu da Casa Brasileira 2009 e da premiação internacional IF Awards 2009 em Frankfurt.

Na loja Garbo Home Design você pode obter mais informações sobre esse ícone do mobiliário.

Leia também

Em destaque