Ícone de uma época

A cadeira Panton é presença garantida em muitos dos projetos de arquitetos e designers de interiores

Foto: Sacada

Graduado em Arquitetura pela Academia Real Dinamarquesa de Arte em Copenhagen, o dinamarquês Verner Panton (1926-1998), revolucionou o design do mobiliário ao criar a cadeira Panton, em 1960, e em 1967, o projeto da Panton foi executado pela Vitra e alcançou o maior sucesso no mercado.

Todo esse reconhecimento deveu-se ao repertório de arrojadas ideias do arquiteto que desenhou peças que inovaram o mercado de sua época e priorizaram as formas geométricas fluidas e sinuosas feitas em cores vibrantes.

Sua visão criativa e progressista contribuiu tanto para o setor mobiliário, como o de iluminação e o têxtil, por isso Verner Panton foi uma das figuras mais influentes no desenvolvimento do projeto durante os anos 1960 e 1970.

O grande merecimento da cadeira Panton é ter sido a primeira a ser feita completamente com plástico em uma única peça, o que rendeu ao seu criador vários prémios de design a nível mundial. Hoje, a cadeira enfeita as coleções de vários museus de renome, sendo que um dos seus primeiros modelos está agora na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Considerado como um clássico do design de mobiliário moderno, a versão original da cadeira de poliuretano com acabamento de laca brilhante é comercializada com o nome Panton Chair Classic para representar um verdadeiro ícone do design do século 20.

Ainda hoje, a Panton continua extremamente emblemática, e muitos dos projetos de arquitetos e designers de interiores contam com a presença dessa peça tão referencial. Esta versão inspirada no design original de Verner Panton pode ser e encontrada na loja Casa Nova, na Rua Domingos Barbosa de Araújo, 570. 

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Leia também

Em destaque