Cris Marzagão Casa Oficina: um espaço para criar, tecer, tramar e receber!

A designer Cris Marzagão inaugura espaço voltado para a criação e exposição de peças autorais, produzidas de forma artesanal

Foto: Lucas Dornas

Com uma carreira bastante consolidada na medicina, mais precisamente na área de dermatologia, a mineira Cris Marzagão vem surpreendendo o mercado brasileiro e internacional com os resultados da sua nova paixão profissional: o design. Fundadora do Estúdio Trama, ela acaba de inaugurar em Belo Horizonte a Cris Marzagão Casa Oficina. Reunindo estúdio e espaço expositivo para as suas criações – incluindo também trabalhos assinados por artistas parceiros – o novo endereço tem projeto assinado pela arquiteta Luciana Garcia, e nasce com o objetivo de oferecer um espaço híbrido, de criação e de exposição de peças de arte, design e trabalhos manuais.

O acervo da Cris Marzagão Casa Oficina reúne mobiliário, adornos e objetos decorativos e colecionáveis, produzidos de forma artesanal, permitindo que sejam totalmente personalizados — inclusive em parceria com arquitetos e decoradores. É um convite para conhecer de perto o universo autoral de Cris Marzagão, pautado pela exclusividade e personalidade em cada detalhe.

Bruno Werneck

A marca vive um momento de franca expansão. Cresce rapidamente, conquista o mercado ávido por novidades e se destaca pelo trabalho essencialmente artesanal, que valoriza o casamento entre a criatividade e o uso dos materiais, incluindo as tramas naturais (como algodão certificado) e sintéticas (como corda náutica), perfeitas para áreas externas. O reconhecimento já ultrapassa fronteiras: em 2023, Cris apresentou suas criações na CASACOR Minas e, neste ano, levou suas peças para a Semana de Design de Milão – o maior evento de design do mundo, no espaço “Tropicalistic”, a convite do arquiteto Lucas Ribeiro.

Entre as produções mais recentes, que podem ser conferidas na Cris Marzagão Casa Oficina, está o imperdível banco Zaga. Reunindo conceito inovador, caraterísticas escultóricas, funcionalidade, estética e liberdade criativa, a peça em madeira maciça esculpida à mão, é resultado das investigações da designer, e foi responsável por inaugurar uma nova forma de produção dentro do ateliê. Montado como um quebra-cabeças – brincadeira que costumava fazer com a filha, Cristiana partiu em busca de experimentar novos materiais, além de formas e possibilidades inexploradas para suas criações. Composta por apenas 3 peças, que são encaixadas, o lançamento tem tiragem limitada. “A ideia foi criar uma peça versátil, explorando as infinitas possibilidades de composição”, sintetiza Cristiana.

A Cris Marzagão Casa Oficina não é apenas um espaço físico: é um manifesto do design autoral brasileiro, feito à mão, com alma e identidade.

Foto: Bruno Werneck

Histórico

A primeira peça surgiu durante o período da pandemia, quase que por acaso. Desejando uma peça colorida, leve e resistente para a varanda de sua nova casa, Cris Marzagão decidiu reunir suas habilidades manuais(aprendeu ainda na infância a arte de tramar, enlaçar e bordar), e acabou desenvolvendo a poltrona Nana, sua primeira criação. De lá para cá, ela não parou mais. Em 2023, suas peças foram destaque nos ambientes da CASACOR Minas. Entre os produtos desenvolvidos, estão poltronas, cadeiras, bancos, luminárias, almofadas, biombos, entre outras. Multicoloridas ou com pegada minimalistas, as peças, produzidas em edições limitadas, transitam perfeitamente entre o design e a arte. São tramadas à mão, em fios 100% algodão, garantindo assim uma riqueza de texturas e movimentos, incluindo também a possibilidade de personalização completa de cada item. “As tramas, muitas vezes têm vida própria – e isso é lindo, pois nunca uma trama vai ser exatamente igual a outra…”, destaca Cris Marzagão.

Leia também

Em destaque