Resultado do projeto piloto Experiência Franca, idealizado pelo Lab Lugar, empreendedoras apresentaram seus feitos conectados à história e identidade da região

O último sábado(27) revelou os desdobramentos do projeto piloto Experiência Franca idealizado por Bella Torquato. Empreendedoras e artesãs da cidade que participaram das três vivências durante o ano, exibiram suas produções na Mostra Viva! Experiência Franca, realizada na sede do Lab Lugar, em Imbituba.

Diante do desafio de buscar e mobilizar os criativos locais para ações em rede, os primeiros passos de uma caminhada foram dados com a conclusão desta etapa. Infelizmente, a comunidade ainda desconhece muitos de seus próprios talentos e divulgar o que se produz na cidade não é só necessário, mas um dos principais compromissos do projeto. Neste sentido, tornar o Lab Lugar reconhecido como espaço voltado para o estímulo da cultura, do turismo e da criatividade, se estabelecendo como uma verdadeira referência na cidade, é objetivo que trabalhamos constantemente”, comenta Bella Torquato.
Nesta primeira edição do evento, foram lançadas seis coleções com mais de 20 produtos comercializados, além de um serviço de experiência turística na cidade. Segundo a organização, mais de 80 pessoas visitaram o espaço e muitas vendas ocorreram, um sinal positivo conquistado com a interação com o público.
– Como uma ação piloto, já conseguimos perceber diversos acertos metodológicos e também alguns pontos que podem ser aprimorados. É muito importante ter podido contar com o apoio do Governo do Estado realizado via FAPESC, pois somente assim está sendo possível desenhar um projeto que tem tudo para ser replicado em Imbituba, mas que também pode escalar e ser realizado em outras cidades e lugares. -, conta Izamara Carniatto, designer e parceira no projeto piloto Experiência Franca.

Com tamanha receptividade, os próximos passos envolvem a avaliação conjunta sobre todas as etapas realizadas da Experiência Franca. No perfil do projeto no Instagram, as informações serão atualizadas conforme a agenda do projeto @lablugar