Arquiteta Andressa Venturini assina clínica modelo do novo complexo de saúde MED-401

Nas sutilezas, profissional explora paleta de cores e texturas acolhedoras para promover um espaço de saúde calmo e de bem-estar

Foto: Mariana Boro

A arquitetura de interiores não tem apenas a função de organizar os espaços para uso no cotidiano, mas especialmente criar uma atmosfera de acolhimento e bem-estar para quem os frequentam. Se tratar de locais de saúde, então, os elementos arquitetônicos são capazes de mudar a percepção e influenciar o relaxamento durante a permanência.

Foto: Mariana Boro

A convite do novo complexo de saúde MED-401, que também irá sediar o Hospital Baía Sul Mulher, em Florianópolis, a arquiteta Andressa Venturini trabalhou o conceito em equilíbrio com os pilares do empreendimento: tecnologia, saúde e inovação.

– A Clínica Modelo foi implantada em uma sala de 50 m², cujo layout e soluções foram cuidadosamente planejados para atender simultaneamente às normas de vigilância sanitária e aos critérios estéticos e funcionais. O grande desafio foi criar um ambiente acolhedor, confortável e humanizado, rompendo com a frieza e o aspecto estéril tradicionalmente associados a espaços médicos -, conta a profissional.

Foto: Mariana Boro

Entre o acolhimento e a inovação, a arquiteta definiu uma paleta de materiais e texturas com a convicção de intensificar a atmosfera sensorial. Logo na recepção, o balcão de atendimento esculpido em bloco de pedra natural ganha protagonismo com a tela tensionada ao fundo. Este recurso, que simula a luz natural, também contribui para uma iluminação difusa e acolhedora, especialmente em uma sala alongada e sem janelas.

Foto: Mariana Boro

A ergonomia e a proximidade também foram premissas do projeto. A mesa da recepção foi projetada na altura de uma mesa convencional, em vez do tradicional balcão elevado, reduzindo a barreira entre o paciente e o recepcionista, promovendo acolhimento e conexão desde o primeiro contato.

Iluminação que conforta

Foto: Mariana Boro

No lavabo, a iluminação desenhada revela a silhueta da estante metálica posicionada ao fundo. Na sala de exames, a tela tensionada atua de forma funcional, garantindo a iluminação adequada para procedimentos técnicos.

Foto: Mariana Boro

– A iluminação, tratada como elemento estratégico, foi pensada para proporcionar eficiência nas áreas técnicas e criar atmosfera nas áreas de espera, através do uso de luminárias decorativas e sistemas integrados de luz difusa -, complementa Andressa.

Leia também

Em destaque