Samia Sarayedine Testa assina projeto que une bossa brasileira e bem-estar

Localizada no Itaim Bibi, em São Paulo, esta casa da década de 1960 recebeu uma reforma completa, que resgatou a essência do imóvel, ao mesmo tempo em que trouxe modernidade, funcionalidade e aconchego. Assinado pela arquiteta Samia Sarayedine Testa, o projeto focou no bem-estar da família e na criação de um espaço acolhedor para receber amigos e parentes.

A casa, com 250m² de área construída, fica em um terreno de 479m² e estava alugada há muitos anos. Quando o casal recebeu o imóvel, o principal desafio foi revitalizá-la completamente, transformando-a em um verdadeiro refúgio urbano no coração de São Paulo.

A reforma priorizou a criação de ambientes amplos e fluidos, que proporcionam uma sensação de aconchego e praticidade, e segue um estilo contemporâneo brasileiro, com muita bossa, respeitando a essência de sua década de origem, ao mesmo tempo em que prioriza realizar o sonho do casal na busca por mais qualidade de vida. Um dos pontos de destaque foi o anexo do imóvel, reconfigurado para se tornar um apartamento independente, destinado ao filho e nora do casal, que moram fora do Brasil.

A área social foi projetada com grandes painéis de vidro que valorizam a luz natural, proporcionando uma sensação de amplitude e conexão com o ambiente externo. A integração total dos espaços foi priorizada, com a abertura dos vãos e portas de correr. Peças de design nacional de grandes nomes, como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Jader Almeida, foram escolhidos para compor os ambientes. A valorização de designers e artistas brasileiros, como as telas de Ianelli e Burle Marx, é um dos pontos altos do projeto.

Em todos os ambientes, a iluminação e o som estão integrados à automação, que pode ser controlada no ambiente, pelo iPhone, iPad ou diretamente pelo sistema. O projeto luminotécnico foi criado a partir do layout definido, com sancas e rasgos no gesso (luz indireta), cortineiros iluminados, abajures e pendentes, permitindo diferentes cenários com a utilização de vários tipos de luz, acionados por circuitos separados. Além disso, os ambientes contam com cortinas de tela solar, resistentes à umidade.

No hall de entrada, a porta, as paredes e o teto em madeira foram desenhados pela arquiteta. O piso em porcelanato acetinado de mármore travertino percorre toda a casa, proporcionando espaços mais elegantes. O ambiente ainda conta com a mesa Gelsomina, de Luciano Deviá, a luminária Arco, de Castiglioni, e o banco Onda 230, de Jorge Zalszupin, peças que se integram com o piano do acervo do cliente.

No living, o mobiliário foi cuidadosamente escolhido para complementar essa proposta, com poltronas Tetê, de Sérgio Rodrigues, em camurça com dois tons de verde, e uma mesa de centro Raiz, de Jader Almeida. A obra Pincel, do acervo original de Arcangelo Ianelli, um presente da filha do pintor para os clientes, está exposta em uma caixa de acrílico, junto às aquarelas originais do artista. Com uma boa entrada de luz natural, o living reforça a sensação de bem-estar, graças ao mix equilibrado de cores, texturas e materiais.

Na sala de jantar, o espelho na parede inteira amplia e integra os ambientes, destacando a mesa e cadeiras de Jader Almeida e o pendente ELO, de Ana Neute. A cozinha teve um desafio proposto pelos clientes: manter todos os equipamentos desejados em um espaço integrado e harmônico. A marcenaria foi projetada com soluções inteligentes, como a integração da peça do home à cozinha. Já o mobiliário foi escolhido por sua ergonomia e conforto.

A suíte do casal é espaçosa e confortável, com uma cama super king, cabeceira estofada em boucle e mesas de cabeceira em laca. No closet, os armários têm portas de correr em vidro serigrafado, espelho e uma ilha em laca off-white. O tapete em fibra natural e a iluminação com mini embutidos criam uma atmosfera acolhedora, enquanto as aquarelas italianas adicionam um toque artístico. O escritório do casal conta com uma mesa desenhada pela arquiteta, cadeira em couro Herman Miller e armários com portas de correr em vidro, além de um nicho em madeira iluminado.

Um painel ripado em laca separa o escritório do banheiro do casal com uma porta mimetizada e o banheiro apresenta revestimentos uniformes em porcelanato no piso, nas paredes do box, nichos e bancadas com cubas esculpidas. Essa escolha criou uma unidade estética que conferiu elegância ao ambiente. O tom neutro e a tecnologia do piso aquecido adicionam conforto e sofisticação ao espaço.

A área externa foi completamente repaginada e integrada à cozinha, jantar e ao living, por meio de grandes portas, criando um ambiente ideal para reuniões em família. Os móveis em tons de azul e o paisagismo trazem uma atmosfera de sossego e tranquilidade, tornando o espaço ainda mais agradável para o convívio. A varanda gourmet conta com poltronas em fibra natural com tecido impermeável, mesas de apoio em madeira e revestimento de piso da linha atérmica da Castelatto, que suaviza a sensação térmica. A piscina teve a impermeabilização refeita, o revestimento cerâmico trocado e foi equipada com um sistema que simula correnteza, completando o cenário com churrasqueira, sauna e outras comodidades.

Leia também

Em destaque