Projeto assinado pela arquiteta Ana Cristina Monteiro
O projeto arquitetônico desse espaço foi uma resposta à uma demanda do cliente, para que a sua família pudesse desfrutar de um local integrado à natureza e que a ambiência fosse muito agradável e convidativa para os encontros da família e amigos.
O cliente chegou com uma ideia mais convencional: a de construir uma casa grande, com muitas suítes, que acomodasse confortavelmente filhos, netos, parentes e amigos de longas datas.
O nosso escritório de arquitetura, depois de visitar o terreno, apresentou uma proposta diferente: o partido seria construir em módulos temáticos em cada espaço do sítio, módulos separados e intermediados por jardins e caminhos em passarelas suspensas de madeira, já que o terreno apresenta declividade acentuada desde o acesso até a parte mais baixa do terreno, onde beira uma área que possui um pequeno vale, onde corre um curso d’água em algumas épocas do ano.
As construções dividem-se em 12 módulos, entre temas de habitação, lazer, serviço, esporte e fitness, depósitos, fazendinha, espaço para eventos, canil, campo de futebol, pomar e horta, e outras amenidades, como: piscina, hidromassagem ao ar livre.
A disposição dos módulos estão em ângulos de 45o, em relação às vias e caminhos de acesso, possibilitando melhor ventilação e iluminação.
A maior construção é o espaço para receber, com uma grande varanda rodeando todo o espaço, uma grande sala de estar conjugado com uma área gourmet ampla, com o suporte de churrasqueira a carvão, fogão à lenha e uma cozinha completa de apoio para esta área gourmet. A grande área de convivência recebe os visitantes e os distribui para outros módulos adjacentes, como o bar no deck da piscina, com barbecue, com eletrodomésticos apropriados para um serviço facilitado próximo à piscina.
Ao lado, em um nível um pouco elevado, há um mirante, onde tem-se o privilégio de contemplar o entardecer, com o ‘skyline’ de Feira de Santana ao fundo; um lugar especial. Abaixo dele, com o aproveitamento do desnível do terreno, localizamos um grande depósito, com a sala técnica, onde guarda todos os componentes de automação do sítio.
O módulo de home theater é vizinho e tem a vista da piscina, rodeado também de varandas, com poltronas em balanço que convidam para contemplação da área de jardim que envolve todo o espaço. Neste mesmo módulo estão sanitários de apoio e uma grande ducha ao ar livre, que completam esse suporte às piscinas. São 3 bangalôs para os filhos, cada um com duas amplas suítes e varanda em todo entorno, espaço para redes e bate-papo descontraído, antes do sono.
Os bangalôs são em alvenaria convencional, com telhado em eucalipto tratado e telhas pré-moldadas em concreto na cor marrom; existe, em todas as construções, a ventilação natural através de venezianas, que podem controlar também a intensidade de luz nos ambientes; elas complementam as esquadrias de madeira e vidro.
Há um bangalô completo para hospedagem de amigos com família, totalmente equipado, com 2 suítes, lavabo, sala com cozinha gourmet conjugadas e uma pequena área de serviço; um bangalô totalmente independente.
O bangalô principal, onde nosso cliente se instalará nos dias de descanso e lazer, compõe-se de uma grande suíte com closet, sanitário amplo com vista para a paisagem; anexo, fizemos suíte para os filhos menores, com entrada independente, e acima dela há uma saleta intima, que funciona como refugio isolado, com uma vista maravilhosa de todo o sitio. Abaixo dessas 2 suítes, aproveitando o desnível do terreno, posicionamos uma casa de apoio com 3 quartos, copa, lavanderia e sanitário social.
Todos os caminhos de ligação entre os bangalôs são feito através de passarelas, que são rodeadas por arvores e jardins.
Fizemos um lago natural, que margeia os bangalôs e dá uma atmosfera de harmonia e conexão com toda essa flora e fauna presentes nesse espaço. Um pequeno pergolado e uma prainha completam esse oásis; embaixo de uma mangueira, otimizamos o espaço com um piso feito com as sobras de troncos de eucaliptos usados na construção.
Um parque infantil, junto aos bangalôs dos filhos, é mais um espaço de convivência.
Próximo ao pomar e da horta, o bangalô está estrategicamente posicionado para ter um monitoramento de todo o sítio; o bangalô deste segue as mesmas características dos demais, muita varanda, madeira e conforto térmico.
Na parte mais baixa do terreno, localizamos a “fazendinha”, com construções que abrigam um pequeno aviário, um pequeno aprisco, uma área com baias para cavalos; anexo, há uma suíte para profissionais do setor e uma churrasqueira em área aberta; este espaço também do suporte há um grande telheiro, onde está previsto acontecer bailes de danças e apresentações juninas e carnavalescas. Completa esse espaço grande de festividades uma roda de fogo, com um paisagismo especial.
O projeto luminotécnico, realizado pela Arq. Isa Rios, deu uma qualidade e valorização de cada detalhe dos ambientes durante a noite.
O projeto tem todo um conceito de integração com a natureza e preservação de toda arborização encontrada, acrescentando espécies de fácil adaptação à região.
Os projetos de drenagem e pavimentação foi executado com cuidado, assim como a infraestrutura elétrica subterrânea. Um grande projeto! Que foi realizado com muito esmero e responsabilidade.
O design de interior, com o charme do básico necessário, segue com materiais naturais, com pequenos detalhes de cor presente nos painéis da ParkiêtBrasil.
O paisagismo em formação já mostra todo o futuro ambiental desse espaço, com espécies que atraem pássaros e pequenos animais. O paisagismo planejado sobre os vasos vietnamitas da Ornare são um detalhe à parte, projetado pela Arq. Sandra Rios.
Um espaço com muitos detalhes para descrever em poucas linhas, mas a certeza de que a arquitetura acontece quando ela é usada e ocupada por nós; o cheiro, a brisa, o sol, as sombras e os sons só são percebidos na vida real; por isso, convido a todos: fecharem os olhos e se imaginar usando cada espaço descrito aqui na Revista Sacada, que, com tanto empenho, continua a pesquisar, buscar sempre novidades e mostrar trabalhos na área da arquitetura, design, economia, engenharia e comunicação social. Foi um grande orgulho poder estar
presente em mais uma edição, comemorando os 12 anos de informações de qualidade desta revista. Obrigada e parabéns a toda equipe Sacada.

















