Posicionamento de caixas para Home Theater

Para que se obtenha melhores resultados, é preciso entender um pouco a função de cada caixa e posicioná-las corretamente, assim o som irá se espalhar pelo ambiente da melhor maneira 

Foto: Arquivo Ruy Paschoal

Foto: Arquivo Ruy Paschoal

Montar um cinema em casa é o desejo de muitos que gostam de curtir filmes, séries, shows ou jogar videogame em uma grande tela e com um som envolvente, repleto de efeitos, trazendo o espectador para dentro da cena. Para isso, diversos fatores estão envolvidos na criação do ambiente, como a iluminação, a decoração e a disposição dos equipamentos de áudio e vídeo.

Além dos equipamentos mais sofisticados, diversos sistemas de áudio oferecem equipamentos de entrada, com custo acessível e que proporcionam estes recursos. Alguns kits, conhecidos como “in a box”, que já acompanham o receiver e um conjunto de caixas com 5.1, 6.1 ou 7.1 canais, bastando apenas conectar a um provedor de mídia e uma TV, ou projetor, para começar a festa. Entretanto, para que se obtenha melhores resultados, é preciso entender um pouco a função de cada caixa e posicioná-las corretamente, assim o som irá se espalhar pelo ambiente da melhor maneira. Esta posição nem sempre estará de acordo com as recomendações estéticas que o projeto determina. Idealmente, este deve se adaptar às requisições dos equipamentos e não vice-versa.

Em um sistema de som com 5.1 canais, que atende bem a uma sala de 15 a 25 m2, nós temos 2 caixas frontais, uma central, 2 caixas surround e um subwoofer. O posicionamento delas deve seguir algumas dicas. Em relação à altura, elas devem estar na posição de audição, ou seja, na altura dos ouvidos de uma pessoa sentada.

Caixa Central:

Esta é responsável por emitir os sons de diálogos em um filme ou a voz de um cantor em um show. Pode estar posicionada no mesmo plano, um pouco abaixo ou um pouco acima da sua TV ou tela e voltada diretamente para o espectador. Ela deve estar centralizada com a TV ou tela e será o ponto de referência para a posição das caixas a seguir.
Caixas frontais:
As caixas frontais (direita e esquerda) são responsáveis por emitir os sons que se passam ao lado de uma cena ou instrumentos ao lado dos cantores em um show. Devem estar posicionadas ao lado e à frente da caixa central, equidistantes a esta, formando um triângulo simétrico na distância entre elas e o espectador e direcionadas para o centro da sala.

Caixas surround:

Estas são responsáveis pelo efeito de envolvimento sonoro. Devem ficar atrás, simetricamente posicionadas em relação à posição de audição do usuário, ou ligeiramente acima, fixadas na parede ou em pedestais. Neste caso, devem ficar afastadas cerca de 1 metro do sofá e não encostadas nele.

Subwoofer:

O subwoofer é responsável por emitir os sons mais graves e de baixa frequência, que se espalham em todas as direções, como por exemplo uma explosão em um filme ou o surdo em um samba. Por sua vez, deve ficar posicionado no chão, nunca ficando apoiado em um móvel, já que o fato de ele tremer em algumas situações pode fazer com que o som reverbere, causando perda de qualidade considerável.

Em Home Theaters com sistemas de 6.1 ou 7.1, são acrescentados os canais surround back. Estes devem ficar localizados a cerca de 1,5 m de distância das costas do espectador, na mesma altura que as caixas traseiras. No sistema 6.1, a caixa deve ser centralizada tomando como referência a caixa central. Já no sistema de Home Theater 7.1, as caixas deverão ficar dispostas tendo como referência as caixas frontais.

Artigo produzido por Ruy Paschoal, diretor de automação da Zafiro, para a versão impressa da revista Sacada. 

Leia também

Em destaque