No domingo, 25 de janeiro, das 16h às 20h, onze ateliês e espaços de arte localizados no Porto da Lagoa, em Florianópolis, se unem para oferecer um dia de imersão nas práticas artísticas. As linguagens, que transitam pela cerâmica, pintura, gravura, dança, desenho, música e audiovisual, modelam o cotidiano do bairro.
Ao perceberem que juntos poderiam atrair a visita e interesse do público, um grupo de artistas decidiu criar a Rota das Artes. A proposta é desbravar o bairro percorrendo o itinerário diverso, conhecendo os ateliês e até trocar experiências e conversas diretamente com os artistas.
Outra questão estimulada pelo projeto é a prática de caminhada em meio à natureza da Lagoa da Conceição. Andar a pé e visitar espaços e ateliês de arte possibilita uma convergência inspiradora entre cultura, arte, arquitetura e ecologia.
“Quando percebemos a quantidade de espaços e ateliês de arte no bairro, tivemos essa ideia de traçar uma rota para que as pessoas soubessem dessas atividades. Os espaços são todos geridos por artistas e estão próximos um do outro, de forma que é possível visitar a pé todos os locais. Isso é muito legal”, comenta a artista Lucila Vilela. A visitação é gratuita.






