Não tenha dúvidas na hora de escolher qual a melhor opção para o seu ambiente
As cortinas e persianas são itens que servem tanto para valorizar a decoração como têm a função de minimizar a claridade no local. Por isso, conhecer os detalhes de cada uma delas é interessante para que não haja dúvidas na hora de escolher a melhor opção.
Ulemá Campos, proprietário da Modelar Decorações, loja especializada em cortinas, persianas, papéis de parede e acessórios, fala sobre cortinas e persianas e explica as particularidades de cada uma. Confira:
Sobre as persianas, Ulemá especifica que elas podem ser verticais ou horizontais.
As verticais feitas de tecido tradicional podem ter ou não o blackout. São laváveis e, a depender do tecido, a forma ideal indicada é a seco. Normalmente são feitas com tecnologia antiacaro e antifungo, o que é muito vantajoso para os usuários que têm alergia.
Outro material é o PVC, que pode ser liso ou texturizado. A vantagem deste modelo é a facilidade na hora de limpar, pois basta que se passe um pano úmido.
As persianas verticais têm a opção de serem personalizadas com impressão digital de qualquer imagem que o usuário desejar.
As persianas horizontais variam nas medidas de 50mm, 25mm e 16mm de largura. Essas dimensões são importantes porque influenciam no material em que são fabricadas. Por exemplo, as persianas de 50mm e 25mm podem ser feitas em madeira natural ou sintética, alumínio e em PVC, enquanto que as de 16mm são feitas somente em alumínio.
Quanto às cortinas, Ulemá destaca que, nos últimos cinco anos, muitas novidades foram lançadas no mercado, como os modelos duble vision, rolô, romana, cascata e a tipo painel.
As cortinas tradicionais são aquelas presas aos trilhos suíços que podem ter dois tipos de tubos, o suíço e o cromado, além das opções de ilhós quadrado ou redondo.
Quando se usa o voal, tecido que acompanha a cortina tradicional, há a opção de usá-lo liso ou trabalhado, e também com ou sem a presença de blackout, o que permite diversas combinações de composição para atender a necessidade do ambiente e do usuário.
O blackout é a parte da cortina que, por ser feito de tecido grosso ou material vinílico, inibe e bloqueia a incidência da luz no ambiente, por isso geralmente é utilizado em quartos, enquanto que as cortinas com o forro simples são instaladas em salas.
Ulemá orienta que ao decidir usar cortinas ou persianas, o usuário busque a orientação profissional para que não haja erro na metragem e na instalação.
A tecnologia empregada nas cortinas e persianas (exceto as verticais) possibilitou a fabricação de modelos automatizados que podem ter a altura regulada a um simples comando com o controle remoto.
O tecido Screen Filtrasol também é uma novidade neste mercado e é usado em cortinas do tipo rolo, romana, painel e persiana vertical. Ele é um tecido de tela solar que reduz de forma eficiente os efeitos dos raios UV e ainda permite a entrada da claridade.