“É viajando que amplio meus horizontes profissionais”, afirma a arquiteta
por Thamires Morais
Graduada em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Josete Garcez Moura Mercês é especialista na área de Conforto Térmico. Profissional conceituada no mercado feirense, a arquiteta ressalta que é viajando que encontra inspiração para realizar seus projetos. “Para mim, viajar não é apenas conhecer superficialmente outro lugar. Quando viajo, busco ampliar também meus horizontes de trabalho”, destaca.
Na opinião da arquiteta, a cidade é bastante promissora, principalmente na área da construção civil. No entanto, para ela, é necessário um maior esclarecimento sobre o papel de cada profissional que atua nesse ramo. “É fundamental que a população saiba as diferenças entre um arquiteto e um engenheiro civil. Cada um tem um papel importantíssimo, mas são atuações diferentes. O arquiteto é responsável pelo projeto e o engenheiro civil pela execução do mesmo. Saber isso faz toda a diferença e permite ao cliente buscar o profissional certo”, afirma.
Josete Garcez diz que conceber cada projeto é mais que um mero desafio, é um prazer. Ela ressalta que a criatividade é um ingrediente essencial no desenvolvimento do seu trabalho, mas que é preciso respeitar os limites de espaço e custos, além de atender às expectativas dos clientes. “É imprescindível sintonizar o meu projeto como ideal dos clientes. E, nesse processo, acabamos por criar um vínculo muito intenso, onde é fundamental ouvir e compreender os anseios e as necessidades de cada um deles. No _ m, meu trabalho é a realização do ideal de lar das pessoas”, define.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada