Conheça a influência que aromatização de ambientes exerce no comportamento das pessoas
Nada mais agradável do que estar em um ambiente cheiroso. Apostar na aromatização do local pode influenciar diretamente no humor e na disposição das pessoas, por isso que, ao se sentirem mais confortáveis, a tendência é que elas permaneçam por mais tempo e sejam mais receptivas às compras e aos negócios, por exemplo.
O marketing olfativo é a especialidade que explora justamente a relação entre a aromatização dos ambientes e o comportamento das pessoas através do cheiro. Ao investir nesse segmento, a empresa, seja ela uma loja, escritório ou consultório, pode criar a sua marca através do uso de fragrâncias. Isso significa relacionar o cheiro do local à marca, explorando a empatia do cliente com a ajuda do aroma ao proporcionar a sensação de bem estar, aconchego e conforto.
Para que essa identidade seja efetivamente construída Maria Auxiliadora, sócia da loja Avatim, orienta que se use somente um tipo de aroma, para que realmente a associação do cheiro com a marca seja fixada na memória olfativa do cliente. As questões básicas, a saber, sobre aroma para escolher a fragrância ideal, é que existem linhas de produtos com toques suaves, adocicadas, amadeiradas, leves, infantis, frutais, exóticas e várias outras.
Segundo ela, antes de escolher o aroma adequado para cada ambiente, deve-se considerar qual a sua primordial função, ou seja, se o local trabalha com atendimento ao público em geral, como clínicas e lojas, ou voltado para determinado grupo de pessoas, como residências e escritórios. Em caso de locais de atendimento ao público, o cuidado é maior porque é o cliente que tem que se sentir confortável no ambiente, então conhecer muito bem o seu perfil para investir no aroma correto, é o melhor a fazer.
Anna Raquel, também sócia da Avatim, explica quais os perfumes que frequentemente são usados em diversos locais. “Em clínicas, o indicado são os tons suaves. Em lojas voltadas para o público masculino o ideal é que se explore os aromas leves e amadeirados, enquanto que para aquelas direcionadas para o publico feminino, nuances adocicadas, suaves e leves. Para lojas infantis a sugestão de aromas a base de curumim, lavandas, flor de algodão, os frutais são uma boa pedida”, relaciona.
Anna Raquel enfatiza que a escolha do perfume para o ambiente vai depender da preferência do usuário. “Quando tratamos de residências e escritórios, todas as fragrância podem ser usados, isto porque prevalece o gosto pessoal do morador e de quem frequenta o ambiente. A intenção é escolher o cheiro que desperta a sensação de conforto e intimidade”, destaca.
Maria Auxiliadora, conta que Avatim, loja especializada em aromatização de ambientes, tem uma variedade de fragrâncias e oferece assessoria na hora da escolha do aroma mais adequado. “Contamos com aproximadamente 40 fragrâncias e para que o cliente encontre a sua essência ideal, prestamos consultoria tanto em loja ou escritório, como em residência”, diz.