Conheça a influência da moldura sobre os quadros
“A moldura é a vitrine do quadro”, diz a curadora Lígia Motta. Especialistas também afirmam que a versatilidade com que se pode criar e explorar os materiais para a moldura faz com que seja um detalhe importante para a composição dos ambientes.
O artista plástico Gil Mário orienta a quem deseja adquirir uma obra de arte a ter certo cuidado ao escolher a moldura ideal. “Ela não deve sobrepor a beleza dos quadros”, diz Gil.
A moldura tem a capacidade de valorizar a pintura e por isso Gil Mário afirma que quando se tem um quadro pequeno, vale a pena utilizar a moldura a fim de enriquecer e destaca-lo.
Sobre as tendências, Lígia conta que, mesmo a moldura sendo muito importante para a composição dos quadros e do ambiente, atualmente usa-se o quadro não emoldurado. “O artista pinta até as laterais do quadro em uma continuação do seu desenho, dispensando a necessidade de molduras”, orienta Lígia.
Tatiana Dias, da loja Arte Um, mostra os tipos mais comuns de molduras e outros componentes dos quadros. As molduras podem ser de diversos materiais e estilos como madeira de demolição, aço, inox, vidro, e tantos outros. Podem ser também em forma de caixa ou caixa com o vidro sobreposto. Na verdade, pode-se explorar a criatividade.
Quanto aos outros componentes dos quadros, o destaque vai para o paspatur, que é a peça que tem a função de realizar a transição harmônica entre a obra e a moldura e que também garante a segurança da imagem. Ele pode ser feito em madeira, papel cartão, vidro, tecido etc.
Confira na galeria de fotos alguns dos variados modelos de molduras: