Quem deseja encontrar inspirações para montar projetos de todos os tamanhos e custos, uma boa opção é procurar um horto
por Louise Farias
No mundo contemporâneo, cada vez mais desprovido de áreas naturais, as pessoas têm buscado a inserção de espaços verdes, seja em casa ou no local de trabalho. O paisagista entra nesse contexto com a missão de planejar jardins, melhorando a estética e a funcionalidade desses ambientes através da utilização de plantas e produtos ornamentais.
Os diferentes projetos de paisagismo variam de acordo com as necessidades e preferências de cada família. O paisagista saberá quais os locais indicados para a montagem dos jardins, os revestimentos mais recomendados, a luminosidade e a ventilação ideais, além da manutenção adequada para cada planta.
O paisagismo também pode interferir no conforto e funcionalidade de um ambiente. O plantio de algumas espécies de árvores pode servir, por exemplo, para ate nuar a luz solar ou reduzir a temperatura de um espaço. Portanto a missão desse profissional é também recompor ambientes, utilizando elementos de botânica, ecologia, mudanças climáticas de cada região e estilos arquitetônicos.
Quem deseja encontrar inspirações para montar projetos de todos os tamanhos e custos, uma boa opção é procurar um horto, empresa especializada em oferecer suporte e apoio técnico para clientes e jardineiros. Nos hortos, é possível encontrar todos os tipos de vegetações ornamentais (palmeiras, arbustivas, frutíferas, forrações), acessórios para acabamentos, além de produtos para manutenção e controle de pragas.
Jakelyne Oliveira é paisagista e uma das proprietárias do Horto Papiro, que atua no mercado de Feira de Santana há 20 anos. Segundo ela, uma das tendências do paisagismo esse ano é o jardim tropical. “Esse formato utiliza plantas alegres, com variedades de flores, frutos e aromas para despertar os sentidos. As jaboticabeiras, palmeiras e flores são muito utilizadas, com destaque para o jasmim, as orquídeas, helicônias e alpinias, que deixam qualquer jardim com um bom efeito visual.
O eucalipto tratado também está em alta. É uma madeira de reflorestamento que tem sido muito utilizada pelos arquitetos na construção civil. O mais importante é a presença de um espaço verde nos ambientes, seja um cantinho pequeno ou até um vasinho de planta, a final a natureza é uma obra de arte e tem a missão de relaxar, despertar emoções e transmitir paz”.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada