“Mesmo com muitas dificuldades, conseguiremos realizar os nossos objetivos”, afirma presidente da APAFS
por Thamires Moraes
Fundada em 13 de novembro de 1984, a Associação Profissional dos Arquitetos de Feira de Santana (APAFS) conta, atualmente, com a participação ativa de 71 associados. O principal objetivo da entidade é, de acordo com a sua presidente, a arquiteta Milla de Oliveira, promover o fortalecimento e a valorização dos profissionais que atuam na área. “Estou certa de que, mesmo com muitas dificuldades, conseguiremos realizar os nossos objetivos”, afirma, ressaltando que as principais ferramentas para o sucesso são a união e a dedicação constantes.
Segundo a presidente, muitas conquistas foram alcançadas desde o ano de fundação até os dias de hoje. “Ao longo do tempo, conseguimos oferecer muitas informações e conhecimentos aos nossos associados, sobretudo através de cursos, palestras e visitas técnicas. Equipamos a nossa associação e firmamos uma grande parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA – BA), órgão ao qual os arquitetos eram filiados”, ressalta.
A construção da sede própria, no entanto, é a maior aquisição da associação, na opinião de Milla de Oliveira. Em processo de construção, o prédio terá arquitetura arrojada, com distribuição funcional, sistemas estruturais e concepção de conforto ambiental, com aproveitamento da iluminação natural, ventos e paisagem. “A nova sede será ampla e atenderá a um programa de total conforto para os associados, com estacionamento próprio, sala de reunião, escritório virtual, auditório, recepção, espaço para coffee break, além de lojas, que serão alugadas para a manutenção da instituição”, detalha.
Para Milla de Oliveira, a edificação da nova sede enriquecerá a arquitetura da cidade e simbolizará o crescimento e o fortalecimento da associação. “Na primeira etapa, iniciaremos a construção do projeto parcial, que contempla a sala da APAFS, com recepção, sala de reunião, estacionamento e uma loja para alugar”, explica.
De acordo com a presidente, o ano de 2014 será muito importante para a APAFS, já que a entidade comemora em novembro 30 anos de existência. “Estamos preparando um evento especial para celebrar não apenas o aniversário da instituição, mas também o dia do arquiteto”, antecipa.
A história da APAFS, conforme Milla de Oliveira, foi construída pelos seus agentes colaboradores. “Todos que passaram pela APAFS prestaram efetiva contribuição. Claro que ainda é preciso fazer muito. A instituição requer um trabalho continuado e abnegado em prol do fortalecimento da classe”, frisa.
A dirigente da APAFS salientou ainda que, em 2014, o principal papel da associação continuará sendo a defesa da profissão. “É comum ver desenhistas, decoradores e designers de interiores desempenhando funções que cabem exclusivamente aos arquitetos, embora isso seja totalmente ilegal. Temos uma profissão regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e prestamos conta do nosso trabalho por meio do Registro de Responsabilidade Técnica (ART), onde constam os dados do projeto ou obra, além das atribuições que nos cabem. Ainda em 2014, iniciaremos uma campanha cujo objetivo será prestar um maior esclarecimento sobre o papel do arquiteto, a fim de que as pessoas entendam que função desempenha cada profissional”, anuncia.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.