Conheça e compare os benefícios destes revestimentos
Do que são feitos?
O vinílico é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. O laminado é fabricado a partir de derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina.
O que eles têm em comum?
Vinílicos e laminados são fáceis de instalar, o que agiliza obras e reformas. A variedade de cores e texturas destaca-se nesses revestimentos, especialmente nos padrões amadeirados e rústicos.
“Ambos são considerados pisos atérmicos, ou seja, não são influenciados pela temperatura externa. Isto significa que você pode caminhar com conforto no calor do verão ou no frio do inverno”, explica William Silva, gerente de assistência técnica da Tarkett.
O que os diferencia?
“O que explica a maior parte das diferenças é a composição. Por ser essencialmente feito PVC, o vinílico é um produto mais flexível que o laminado, que precisa de espaço para as juntas e perfis de transição ou dilatação”, afirma Silva.
A rigidez faz o laminado propagar o som dos passos – o famoso ‘toc-toc’ – com maior intensidade, o que pode ser sensível em apartamentos. A acústica do vinílico é melhor: existem modelos capazes de absorver até 15 dB.
Diferente da versão clicada, o vinílico colado pode ser lavado, mas é recomendado que ele não fique empoçado por muito tempo, o que levará ao descolamento das peças. O laminado não pode ser lavado: composto por derivados de madeira, as peças podem estufar e até apodrecer.
Ambos possuem os formatos placas e réguas com junta seca, ou seja, as emendas das peças ficam encostadas umas às outras (junta seca). Os vinílicos, no entanto, possuem o diferencial do formato manta, que pode ser unida por cordão de solda ou adesivo específico, criando uma superfície monolítica.
Sobre a Tarkett:
Com 135 anos de história, a Tarkett inova em soluções para pisos e superfícies desportivas. Oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo vinílico, linóleo, carpetes, borracha, madeira, laminados, grama sintética e pistas de corrida, o Grupo atende a clientes em diversos países. Recentemente, o Grupo implementou uma estratégia de ecoinovação baseada nos princípios Cradle to Cradle e promove a economia circular, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar o capital natural.
Fonte: Denise Delalamo Comunicação