Decorar um imóvel alugado: um desejo possível

Temendo modificar ou reformar um espaço do qual não usufruirão permanentemente, muitos acabam não conseguindo realizar o sonho de transformar a casa alugada em um verdadeiro lar. 

Foto: Reprodução

Quem mora em casa ou apartamento alugado não precisa abrir mão de ter uma decoração cheia de charme e estilo. É possível fazer escolhas que valorizem os ambientes sem ter que, necessariamente, realizar um investimento definitivo em um imóvel que não é seu.

Há sempre um receio na hora de decorar espaços alugados. Não poder dispor plenamente do ambiente habitado chega a causar frustração em muitos inquilinos. Temendo modificar ou reformar um espaço do qual não usufruirão permanentemente, muitos acabam não conseguindo realizar o sonho de transformar a casa alugada em um verdadeiro lar.

De fato, são muitas as restrições impostas pelos contratos de aluguel, mas isso não significa que não é possível deixar a casa com a cara do dono. Realizar uma decoração acolhedora é, na maioria das vezes, uma tarefa simples e não requer intervenções drásticas, como trocas de pisos e revestimentos e quebras de paredes. Um pouco de criatividade é mais do que suficiente.

O sucesso da decoração depende de atitudes simples. O primeiro passo é escolher o mobiliário e definir a posição de cada móvel. Para tanto, é preciso levar em conta as instalações elétricas, para evitar surpresas desagradáveis na hora de instalar os equipamentos eletro-eletrônicos.

Uma iluminação diferenciada também pode fazer muito por um ambiente, tornando-o aconchegante e acolhedor. Utilizar texturas em uma ou mais paredes da casa também é um saída viável e acessível. Havendo recurso, o investimento em obras de arte e em peças sofisticadas de decoração também é uma excelente alternativa. Mas é igualmente possível conseguir uma decoração elegante apostando em objetos artesanais de estilo vintage. Além de serem facilmente customizados pelo próprio morador, deixam qualquer ambiente bonito. Soluções simples podem ser surpreendentes. Aposte!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Leia também

Em destaque