Por Vanesa Nazario
A sustentabilidade se tornou pauta recorrente em diversas áreas ligadas ao desenvolvimento urbano como, por exemplo, na engenharia civil. Economia de água e energia, destinação correta do entulho, reutilização e menos desperdício de material são algumas ações utilizadas para tornar as obras mais sustentáveis.
Para incentivar a sustentabilidade na Engenharia Civil, a Sacada em parceria com a ProtoBIM Engenharia, empresa que oferece execução de projetos, consultoria, treinamentos e cursos na área, irá plantar uma árvore na área da Sacada Green, com o nome das duas turmas do curso de Software Autodesk Revit 2020.
De acordo com o sócio da ProtoBIM Engenharia, Renato Soares, o desperdício de materiais durante a obra é um dos pontos que requer atenção no setor de construção civil. “Atualmente, os esforços têm se voltado para a utilização massiva de soluções em TI de modo a tornar todo o processo mais eficiente e logicamante, reduzir as taxas de desperdícios e perdas”, explica.
Renato salienta ainda, que a sustentabilidade passou a ter uma abordagem estratégica na Engenharia Civil. “Não basta afirmar o compromisso com o planeta, mas também atender às demandas de um público cada vez mais engajado socialmente e exigente com os resultados de suas próprias ações”, complementa.
De acordo com o diretor da Sacada, Mendes Júnior, a sustentabilidade é uma questão importante aos profissionais que já atuam no mercado e aos que estão em formação. “Queremos disseminar a sustentabilidade em todo universo imobiliário. Percebemos na Engenharia Civil uma preocupação crescente em relação ao viés sustentável. Desejamos que esses estudantes pensem cada dia mais verde”, comenta.