Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada
por Silvana Ferraz
Formado há sete anos em arquitetura, Ed Vasco já trabalhava como decorador desde o terceiro ano de faculdade. O escritório de Arquitetura Ed Vasco passou a funcionar em 2008, tendo como norte a arquitetura contemporânea internacional, retrabalhando o conceito de brasilidade, respeitando as particularidades locais de cada projeto, bem como as opiniões de seus clientes. “Eu nasci em Salvador, mas desde os quatro anos moro em Feira de Santana. Quando terminei o segundo grau, voltei para Salvador para continuar os estudos. Depois que me formei, voltei para Feira. Costumo dizer que eu saí de Feira de Santana, mas ela não saiu de mim”, revela.
A equipe do escritório de Ed Vasco é composta de arquitetos, técnicos em edificações e estagiários de engenharia sob a orientação do arquiteto. “No início, o atendimento era informal, mas como a solicitação dos nossos serviços cresceu, sentimos a necessidade de ter um espaço físico. Estamos subindo os degraus até chegar a ‘sacada’. Nossa equipe é formada por profissionais de qualidade para garantir a tranquilidade dos nossos clientes. A nossa matéria prima é o sonho, por isso buscamos surpreender com ousadia, elegância, respeito e a segurança dos nossos clientes”, enfatiza.
Para Ed Vasco, desafios são percalços normais de início de carreira. “Eu sempre acreditei que iria conseguir, sempre tive fé em Deus, por isso nunca vejo desafios como dificuldades, mas sim como estímulo para continuar”. A busca pela surpresa, tanto dos clientes quanto de quem vai frequentar o ambiente, é uma característica marcante dos trabalhos realizados pelo jovem arquiteto. Outro fator que define seus trabalhos é a ousadia. Ele busca atender às necessidades do cliente, nos mínimos detalhes. “Se o cliente chega aqui e nos solicita uma casa clássica, ele vai ter uma casa clássica, mas com ousadia. A gente faz uma arquitetura ousada e busca atender a todas as exigências do cliente, por isso sempre aplicamos um questionário no início do atendimento para podermos perceber as necessidades dele, nos mínimos detalhes”, explica, ressaltando que o trabalho desenvolvido pelo seu escritório é todo customizado. “No nosso escritório, não existe ‘ctrl + c, ctrl + v’, todo trabalho é personalizado, e isso é muito trabalhoso. Um arquiteto tem que ter um acervo cultural muito grande para poder criar. Para ampliar o leque de conhecimento e acompanhar as tendências do mercado, a gente viaja muito, já fomos à Feira de Milão na Itália, Maison e Objet em Paris. Além disso, temos oito assinaturas de revistas nacionais e internacionais que servem como inspiração para desenvolvermos ideias. Não é copiar, é identificar possibilidades”, ressalta.
Segundo Ed Vasco, a sustentabilidade é mais uma questão de marketing hoje em dia. “Sustentabilidade já se fazia na década de 40-50, quando se usava o brise soleil (expressão francesa que significa quebra-sol), quando se preocupava com a ventilação, insolação, o conforto térmico, etc. Isto já é sustentabilidade. Mas claro que a indústria hoje foi evoluindo, como colocar uma bacia sanitária com a caixa acoplada com dois níveis de descarga, por exemplo. Nosso escritório busca a orientação solar (nascente, poente) quando é residência e empreendimentos. A gente sempre diz para nossos clientes que suas casas foram projetadas para ligar as luzes às 18 horas. Nossas casas são muito claras. Os quartos e a sala são sempre voltados para o nascente, a cozinha para o poente. Todos os nossos projetos são desenvolvidos de dentro para fora. Se a casa for bonita e confortável por dentro, é muito mais fácil conseguir deixá-la bonita por fora. Eu só passo um projeto que eu acredito. Se eu não acreditar, não passo para o cliente”, diz.
O escritório Ed Vasco disponibiliza para seus clientes: objetos decorativos, vasos Murano banhados a ouro, artesanato brasileiro, latino-americano e asiático, arte contemporânea e tecidos brasileiros de qualidade. Além disso, o arquiteto estabelece parcerias com profissionais de diversos segmentos, como pintor, gesseiro, eletricista, marceneiro, paisagista, consultor de moda, consultor financeiro, entre outros. Estes serviços mostram a versatilidade de Ed Vasco, que busca dar um suporte aos seus clientes até na decoração. “Eu vivo arquitetura 24 horas por dia. É uma área que gosto, desde pequeno. Eu costumava dar palpites na organização, arrumação e decoração lá de casa, ainda na infância. Eu acho lindo quem tem múltiplos talentos, mas eu não tenho um plano B. Não me vejo fazendo outra coisa que não seja arquitetura. Todos os meus projetos são como filhos, então não tenho preferência por nenhum. Todos os projetos marcaram a minha carreira. Se eu lhe disser que um determinado condomínio marcou a minha história, eu vou estar desvalorizando um quarto de bebê que eu fiz com tanto amor e que é tão importante quanto para um empresário que está construindo um condomínio de 400 casas”, relata.
O arquiteto projetou várias obras na cidade, como a Arena Doc Sport e o Campo Belo que foi bem vendido e muito comentado. “No Campo Belo, usamos um conceito de sustentabilidade, visto que no meio do condomínio tinha uma mata, com animais silvestres que resolvemos preservar. Além disso, fizemos muitas lojas em Salvador. Estamos desenvolvendo também um projeto internacional: um restaurante brasileiro no primeiro shopping de Angola, o Belas Shopping. Está sendo um trabalho muito bom”, descreve.
O escritório de Ed Vasco mantem contrato com a Simonetto Design (uma das maiores empresas no ramo de móveis planejados, com sede no Paraná) para projetar todas as lojas na Bahia e Pernambuco. “Foi meio por acaso. Fiz a loja de Feira de Santana, a Simonetto gostou e acabamos fechando esta parceria, o que me deixa muito feliz”. Outra grande empresa que confiou a Ed Vasco o desenvolvimento de projetos foi a Vila Nobre, do Rio Grande do Sul, empresa com 25 anos de existência e fabricante de estofados. “Para a Vila Nobre estamos desenvolvendo uma coleção inteira de estofados, eles nos procuraram para modernizar seu portfólio, que é muito clássico, estamos retrabalhando o conceito do clássico sem fugir das características nem do DNA da empresa”.
Para Ed Vasco, o setor imobiliário de Feira de Santana é uma potência de renda do Norte/Nordeste do Brasil. “Os grandes empreendimentos estarão nas cidades do interior, não só em Feira de Santana, mas de todo o país. Eu estava lendo a revista EXAME outro dia e fiquei analisando: Feira de Santana é a maior potência de renda do Norte/Nordeste do Brasil. Enquanto houver esta demanda de renda, haverá possibilidades de se investir no mercado imobiliário de Feira”, avalia.
Em relação à área de Arquitetura, Ed Vasco acredita que cada arquiteto cria seu mercado. “Em qualquer cidade do mundo, há determinados empreendimentos para cada tipo de arquiteto”, enfatiza.
O escritório de Ed Vasco é especialista em projetos residenciais e comerciais. “Eu não vou onde não sei. Se surgir um projeto de um empreendimento que não seja a minha especialidade, prefiro não fazer. A pior coisa para o cliente é a frustração”, conclui.