Tecnologia e sustentabilidade

InTown Arquitetura cria loft a partir do reaproveitamento de materiais 

Denilson Machado – MCA Estudio

A mobilidade e a sustentabilidade foram os principais pontos de partida do Loft Mobili, espaço criado pelos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, do escritório InTown Arquitetura, para a 33ª edição da CASACOR São Paulo.

Com 108m², o Loft tem como principal tendência as soluções viáveis dos módulos habitáveis e suas diversas possibilidades de adaptação e versatilidade. A arquitetura é inovadora e itinerante, pois o rápido e inteligente sistema construtivo permite que sua estrutura metálica seja transportada semipronta para ser remontada em qualquer lugar em um prazo de três a quatro meses, de acordo com o acabamento interno escolhido.

Em conjunto com a MetalMarco e o calculista Hegberto Nassar, ambos especialistas em estruturas metálicas, toda a montagem do módulo foi feita com parafusos, descartando o uso de soldas e o desperdício de materiais que, inclusive, foram reaproveitados do ambiente do escritório na CASACOR Rio de 2018.

Com a arquitetura sustentável em voga, o uso de cobogós da Ekko Revestimentos permite a ventilação natural e as claraboias a entrada de luz. Toda a cobertura do ambiente é plana e recebeu uma manta que reflete 95% da luz solar e reduz a sensação térmica em seu interior. No quesito tecnologia, a conectividade dos espaços possui automação com vídeo e sonorização ambiente da HighEnd, além de uma exclusiva película Smartglass da Exclusif que, aplicada sobre o vidro, permite que o mesmo fique opaco com o aperto de um botão.

Fonte: Avesani Comunicação

Leia também

Em destaque