Mobiliário em alumínio composto (ACM) e aço é destaque na CASACOR Pernambuco

Steel Artefacto apresenta mobiliário desenhado por arquitetos para mostra de decoração que vai até 27 de novembro no Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife

Steel Artefacto – Foto: Divulgação

A versatilidade do alumínio e do aço chegou ao mobiliário. A tendência aparece em móveis assinados por arquitetos pernambucanos na CASACOR PE 2022, mostra de decoração que abre para o público de 15 de outubro a 27 de novembro de 2022, no centenário edifício Chanteclair, no bairro do Recife Antigo.

Logo na entrada da mostra, ainda na área externa do Edifício Chanteclair com acesso gratuito, o visitante vai se deparar com o Artsy Pills, uma alameda interativa criada por Thiago Monteiro, Bruno Tinoco, Julia Lima e Renata Lobo do HAUTLAB Creative Studio Core. “Transformamos a Alameda da Casacor Pernambuco em uma instalação de arte, trazendo inspirações de Milão e Londres. A ideia foi mimetizar o próprio edifício através de painéis espelhados que seguem o formato de arco das janelas do Chanteclair, em forma de reverência ao seu símbolo histórico. 
O vermelho “Poppy Red” traz a essência da nossa marca e impacta toda a extensão da alameda em uma passarela cool e instagramável. Optamos pela parceria com a Steel porque o produto tem qualidade, é economicamente viável e tem a beleza estética de acabamento que pensamos”, conta Thiago Monteiro.

Todo o mobiliário urbano da Alameda, 46 bancos vermelhos com formas geométricas e mais 18 cachepots do ambiente, foi confeccionado pela Steel Artefacto em ACM Composto. “O alumínio composto – ACM – é um material que é comumente usado em fachadas. Nós estamos inovando e tornando o ACM mais versátil. O ACM é um material leve, versátil, resistente e com alta durabilidade”, explica Leonardo Caramori, CEO da Steel Artefacto.

Para o restaurante Ver-se Vivix CasaCor Pernambuco 2022, a Steel Artefacto confeccionou todas as bases das mesas. É um mobiliário em aço, desenhado pelo arquiteto que assina o espaço, André Carício, e desenvolvido em parceria com a Vivix. “A contemporaneidade do mobiliário aparece também na base das mesas com desenho personalizado e confeccionada pela Steel na cor preta, que escolhi para compor com o tampo da mesa em vidro em fumê.

O conceito do ambiente é trazer a história do edifício com essa pegada contemporânea”, explica o arquiteto. Já no The Bar, ambiente assinado pelas arquitetas Rafaella Bittencourt e Lorena Veloso, a fábrica executou três estantes em alumínio que se acoplam para abrigar as garrafas do bar. O desenho do mobiliário é assinado pelas arquitetas, que apostam no produto leve e resistente.

A linha Steel Sign, para placas e sinalização, também se faz presente na Casacor Pernambuco 2022 com a assinatura do letreiro na Galeria dos Artesãos, do arquiteto Diogo Viana, e as placas do The Bar, com projeto de Rafaella Bittencourt e Lorena Veloso, e da Casa Serena, ambiente assinado pela Módulo 4 Arquitetura.

Leia também

Em destaque