Living Coral homenageia Brennand na CASACOR Pernambuco 2022

 Tinta oficial da mostra, Coral traz as tendências em cores para tetos e paredes

CASACOR – PE (Foto: Divulgação)

No ano em que completa 25 edições pernambucanas – e a marca celebra seus 35 anos –, a CASACOR acontece no coração da capital, no Recife Antigo, nas instalações do icônico Edifício Chanteclair, um dos mais imponentes da cidade. A edição comemora não somente a reabertura do prédio às margens do Capibaribe, fechado desde os anos 1990, como também o resgate do centro histórico. A Coral marca presença não somente como patrocinador do evento, realizado de 15 de outubro a 27 de novembro, como também apresenta o ambiente Lounge Coral, assinado por Romero Duarte e inspirado na obra de Francisco Brennand, artista plástico que tem uma relação singular com o imaginário pernambucano.

Para essa edição, 25 escritórios de jovens talentos e nomes consagrados da arquitetura e do design brasileiros foram convidados pela curadoria da mostra para revelar variados estilos e tendências. “Estamos muito animados em, mais uma vez, apresentar nossas melhores soluções para esse time talentoso de profissionais do evento e participar da mostra em Recife, praça tão importante para os nossos negócios, onde temos uma fábrica da Coral, fonte para nossos projetos pilotos de inovação”, comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marca e Cores para Tintas Decorativas na América do Sul.

O tema desse ano é “Infinito Particular” e faz referência às casas biográficas que vão além dos estilos, convidando os profissionais de decoração a refletirem sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto. No ambiente patrocinado pela Coral o espaço é inspirado no “infinito particular” de Francisco Brennand. Com a CASACOR acontecendo no Recife Antigo, trazendo à mente as raízes, o berço da cultura local, miscigenada pelas culturas portuguesa, holandesa, negra e índia que ali passaram, um dos principais símbolos das artes plásticas de Pernambuco não poderia ficar de fora dessa edição.

“Além de sua representatividade nas artes plásticas, seja como pintor, escultor e tapeceiro, seu universo particular habita na memória de todo pernambucano que já visitou sua oficina ou mesmo vislumbra seu Parque de Esculturas no Recife Antigo, com sua Torre de Cristal dominando o horizonte. Por isso, nossa homenagem a esse grande artista, orgulho de nossa gente”, explica o arquiteto Romero Duarte. “Em nosso espaço, mostramos um pouco de duas obras espetaculares, uma em especial, a tela ‘A Dança’, que nos inspirou na composição cromática para o ambiente, também permeado por desenhos e esculturas que apresentam um pouco do seu panorama de produção e linguagem pictórica”, conta o arquiteto, presente em várias edições da CASACOR Pernambuco.

“Tenho uma relação estreita com o evento e esse ano assino em parceria com a Coral. Uma experiência gratificante de troca profissional, na qual o elemento da cor dirigiu o resultado plástico e estético de nosso espaço, com uma narrativa sobre um grande artista plástico e sua obra. Um grande exercício de amor às nossas raízes pernambucanas!”, diz Romero Duarte sobre essa nova participação.

Como linha criativa para a elaboração do lounge Coral, foi pensado um clima acolhedor, que trouxesse uma memória afetiva dessa sensação, na qual a Textura Design, finamente aplicada em quase todo o ambiente, com exceção do hall e teto, com pistola para dar um toque rústico, elegante e que conversasse com os pisos em quartzito levigado. Para os móveis, nada mais que a tradição do design brasileiro atemporal e de qualidade, nas peças de Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, entre outros, arrematados por uma luminária com desenho autoral, do próprio arquiteto, com vidros antigos de vitrais que dão uma atmosfera eterna através dos focos de cores desses elementos.

Na seleção de obras, além da tela principal, destaque para as esculturas “Guardiões I e II”, que recepcionam o ambiente, destacadas por uma iluminação especial nas suas bases. No hall, um Flora em preto e branco se destaca na parede pintada no tom Árvore de Outono. Atrás do sofá, uma composição riquíssima de desenhos se destacam sobre a parede na cor Sertão, num passeio sobre várias temáticas nas quais a mulher é personagem protagonista. Peças utilitárias de sua linha branca também foram expostas como uma pequena coleção no bar super iluminado como hotspot nessa área.

Conheça as cores do Lounge Coral: Poesia Concreta, Árvore de Outono e Sertão. E se inspire também nas demais cores presentes na mostra: Rosa Restauração, Penélope, Pote de Argila, Terra Forte, Azul Astral, Vermelho Tribal, Encanto…

Digite seu texto aqui…

Projeto: Ana Cristina Cunha (Foto: Divulgação)

Projeto: Marylia Nogueira (Foto: Divulgação)

Projeto: Ana Moura e Ana Higino (Foto: Divulgação)

Projeto: Rafaella Bittencourt e Lorena Veloso (Foto: Divulgação)

Leia também

Em destaque