Feira mais arborizada através do projeto Viva a Natureza

Proposta visa tornar a cidade mais verde com o plantio de novas espécies; o plano é atingir o percentual de uma árvore por habitante

Prefeito Colbert Martins (Foto: Sacada)

Elas dão flores e frutos, melhoram a qualidade do ar, oferecem sombra e, ainda, conforto térmico, além de tantos outros benefícios aos ecossistemas e zonas urbanas. Para uma cidade mais arborizada e sustentável, a prefeitura de Feira deu início, este mês, ao projeto Viva a Natureza. O lançamento ocorreu no domingo, 12, com o plantio de novas espécies no canteiro central da avenida Ayrton Senna, nas proximidades do Cemitério São João Batista.

Jacarandá mimoso, felício, resedá e sibipirunas foram plantadas no local, totalizando 97 mudas – a primeira etapa do projeto prevê o plantio de mil árvores. Também serão contemplados o Parque Linear, na avenida Rubens Francisco Dias; a área de preservação permanente da Lagoa da Prainha, no cruzamento entre a Rubens Francisco Dias e a Ayrton Senna e o prolongamento da avenida Francisco Fraga Maia, sentido Papagaio.

Ao participar do evento, o prefeito Colbert Martins falou como a ação contribui para amenizar as consequências da poluição. “Plantar árvores é sempre um fato extremamente importante para o Meio Ambiente e para as pessoas, pois evita que doenças aconteçam. Feira tem cerca de 640 mil habitantes, é preciso que tenhamos 640 mil árvores. Elas são como pulmões novinhos e temos que cuidar deles, portanto, para nós, essa visão ambiental é extremamente necessária e inadiável.”, pontuou.

O plantio foi orientado por agrônomos que acompanham o projeto. A atividade ainda contou com a distribuição de mudas para a comunidade. Foram ofertadas espécies conhecidas como escova de garrafa, aroeira chorona, pata de vaca, quaresmeira e ipê nas cores amarelo e rosa. São brotos que podem ser plantados em jardins e quintais.

Para participar, o cidadão preenche um formulário e recebe a muda, na espécie indicada pelo técnico e baseada na característica de solo que a área da sua residência possui. Além disso, cada morador recebe orientações sobre o perfil, o plantio e a manutenção da muda. É uma forma de conscientizar e aproximar a população dos órgãos ambientais, tornando-a parceira na transformação.

Secretário José Carneiro e Mendes Júnior (Sacada)

José Carneiro, secretário de Meio Ambiente, explica como surgiu o projeto. “Feira de Santana é uma cidade de avenidas, diversas artérias que ainda não estão arborizadas. Quando nós tomamos a iniciativa de lançar o projeto Viva a Natureza foi exatamente para preencher essa lacuna”, disse. “Vivemos num mundo onde o clima é cada dia mais quente e se a gente transforma a cidade numa cidade verde, não tenho dúvidas de que vai mudar completamente”, completou o secretário.

Conselheiro do Condema – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Mendes Júnior destaca a necessidade de Feira de Santana cumprir suas metas de arborização urbana.”Fico feliz pela iniciativa da prefeitura de Feira em criar e fomentar o projeto Viva a Natureza. Que ações como essa possam estar cada dia mais em pauta na nossa cidade. Quando cuidamos do Meio Ambiente, colocamos sementes de esperança em um futuro melhor. Plantar árvores é plantar vida. É preciso ‘pensar verde’! Assim, todos ganham, direta e indiretamente”, analisou.

Essa também é a expectativa de Paullo Santos, membro do Ecobairro e também conselheiro do Condema. Para ele, a evolução do projeto como ação continuada demonstrará o compromisso da gestão municipal com o plano global de desenvolvimento sustentável, apresentado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta objetiva mais qualidade de vida para as próximas gerações.”Esse evento é uma iniciativa muito importante. Todas as cidades devem ter essa agenda permanente de plantios, de tal forma que toda a área verde seja reconstituída na cidade. Isso é importante para o enfrentamento às mudanças climáticas. Por isso, não pode ser uma ação pontual, mas o início de vários encontros de plantios na cidade de Feira de Santana”, concluiu.

Os trabalhos do projeto Viva a Natureza são coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), por meio do Departamento de Áreas Verdes.  

Leia também

Em destaque