A experiência e a juventude em sintonia

As impressões da arquiteta Eliane Kruschewsky foram complementadas recentemente pela participação de sua filha, Laís Kruschewsky 

Foto: Marcelo Arielo

por Silma Araújo

As arquitetas Eliane Kruschewsky e Laís Kruschewsky apresentam o belo projeto elaborado especialmente para um casal de idosos que desejava uma casa com decoração moderna e confortável para receber os filhos e netos.

Com um perfil muito alegre e extrovertido, os clientes concederam extrema liberdade de criação às arquitetas, que exploraram diversas influências estéticas, marcaram a composição com obras de arte e brincaram com as cores para destaque do cenário do apartamento.

A habilidade das arquitetas em compor e valorizar os ambientes foi fundamental na reforma do apartamento de 350 m², localizado no Vale do Luar, em Salvador. A ideia principal era transformar o imóvel de cinco em três suítes, com os demais cômodos convertidos em área de convivência social da família.

De acordo com Eliane, no primeiro plano do living foram harmonizados os tons neutros do fendi à cor vibrante rosa pink do abajur, peça vedete da composição, que embora de design clássico, leva um colorido que é o detalhe responsável pelo efeito de contraste. É por esse jogo de cores que a pessoa, ao ver a composição, diz: como é moderno!

A combinação de texturas e nuances também foi explorada no home theater, com o puff feito em tecido paquistanês e revestimento em palha, dando ao cômodo uma personalidade descontraída.

Segundo Eliane, o desafio apresentado por esse projeto foi estimulante, isso porque o encantamento de harmonizar o tradicional e o contemporâneo é um prazer tomado como seu.

A arquiteta relata que a reação dos filhos e netos do casal ao entrarem no apartamento foi de surpresa pela ousadia do projeto, um estilo que agradou a todos.

A excelência em corresponder criteriosamente ao projeto proposto pelo cliente é o resultado de mais de 30 anos de trabalho da experiente Eliane Kruschewsky, que tem como marca em seus projetos o perfil despojado com um leve toque clássico, que é expresso a partir do uso de peças com talhe em estilo Luiz ou Filipe, com detalhes em dourado e lustres de cristal, resultando em composições que concentram a essência da simplicidade e da sofisticação.

Tamanha dedicação e compromisso, a arquiteta recebeu reconhecimento com a sua premiação no Troféu Prime, promovido pelo Canal 2 Comunicação, em 2014, na categoria Decoradores e Arquitetos.

As impressões da arquiteta foram complementadas recentemente pela participação de sua filha, Laís, em seus mais novos projetos. Trazendo as influências do design contemporâneo com o uso de cores puras, tons cítricos e o aproveitamento otimizado da madeira e do concreto, complementam o olhar e somam-se à sensibilidade de criação.

Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Laís teve suas experiências arquitetônicas aprimoradas pelo intercâmbio feito ainda estudante, quando teve a oportunidade de vivenciar em Milão, na Itália, e em Nova Iorque, nos EUA, a arquitetura moderna. Laís revela que, a princípio, sentiu receio de intervir nos projetos realizados pela mãe, por ser muito centrada e perfeccionista. Entretanto, a experiência de compartilharem o projeto da Casa Cor 2014, em Salvador, mostrou à jovem arquiteta que poderia agregar positivamente um equilíbrio de estilos e vivências.

O ambiente Living Urbano criado pela dupla na 20ª edição do projeto teve a curiosidade e coincidência de ter Eliane como a profissional com o maio número de participações, e Laís, a estreante.

Enquanto sua mãe concentrava-se também no desenvolvimento do Masterplan do evento, ela se dedicava aos detalhes do Living Urbano que, com tendência contemporânea, foi idealizado para um casal jovem que aprecia fotografias. Esse intenso trabalho foi devidamente recompensado com a receptividade dos demais profissionais envolvidos na Casa Cor, que comemoraram a sua participação que, desta vez, não ficou somente nos bastidores.

Para Eliane, ter a sua filha como parceira nesse projeto foi o início de novas e boas perspectivas de trabalho para o escritório KAA Kruschewsky Arquitetos Associados. Não à toa, as áreas de atuação se expandem para além da parte de decoração, à concepção de projetos arquitetônicos de prédios e residências e de áreas comuns de condomínios.

Visando os novos projetos e a fim de aprimorar os conhecimentos, Eliane viajou a Xangai, na China. Contemplando o avanço da arquitetura e da concepção de planeamento, encantou-se com as superestruturas criadas pelos orientais. E novamente em Dubai, nos Emirados Árabes, com o olhar mais experiente, percebe as influências da tecnologia, criatividade e ousadia do local que considera o paraíso do arquiteto.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque