A palavra de ordem é a integração dos ambientes

Os arquitetos e sócios Marcus Lima e Luiz Claudio Motta apresentam projeto

Foto: Xico Diniz

por Silma Araújo

Com 24 anos de escritório, a dupla de arquitetos Marcus Lima e Luiz Claudio Motta, sócios da empresa Arquitetura 3, que atua no mercado na área de projetos de interiores e arquitetura residencial e comercial, apresentam o novo projeto realizado em um apartamento situado no condomínio Villaggio Panamby, no Horto Florestal, em Salvador.

Com 250 metros quadrados, o objetivo nesse projeto foi realizar o desejo da proprietária de ter o apartamento como look de casa e que tudo tivesse muito espaço. Para que isso fosse possível, os arquitetos exploraram o recurso de integrar a sala ao home theater e à varanda, e a copa à cozinha, aumentando a área de circulação e convivência. Já o revestimento de piso escolhido foi o limestone, que foi aplicado na área social e íntima do apartamento.

Descrevendo a concepção criada em cada ambiente do projeto, Marcus explica que o living, com pé direito duplo de aproximadamente cinco metros e meio, foi produzido a partir de referências das lembranças e sensações bucólicas, através do uso de algumas peças de família, como a cristaleira, e com o revestimento de azulejo hidráulico, para resgatar a ambientação das casas de fazenda.
Logo na porta de entrada, foi criada uma grande estante para objetos, obras de arte e livros. Ao lado, a homenagem ao conceituado arquiteto e designer carioca Sérgio Rodrigues, com um exemplar da poltrona Mole.

Os arquitetos usaram a criatividade e brincaram com a imaginação dos moradores e visitantes ao usarem um grande espelho em forma de janela, logo acima do home theater, para dar a impressão de que existe um segundo pavimento, dando a sensação de amplitude na residência.

O uso da madeira nas persianas e o lindo pendente da La Lampe, que parece um candelabro com uma coberta por cima, completam singelamente a composição decorativa.

Na varanda, a harmonia entre o campestre e o urbano foi devidamente com- posta em um ambiente com vegetação totalmente natural, tanto no jardim vertical quanto nos pés de palmeira, jabuticaba e seriguela, o que certamente encanta as crianças que adoram contemplar o crescimento dos frutos.
A versatilidade desse ambiente é marcada pela sua função também de bar gourmet, ideal para receber os amigos e familiares e preparar algo rápido. Por isso, prateleiras para armazenar bebidas típicas e grelha para um eventual churrasco foram usadas.

O home theater, aberto para a área social, é multiuso, pois, além de ser o local de assistir TV, pode se transformar em uma suíte para os hóspedes, devido ao recurso de fechamento vertical com a persiana da Luxaflex, que, quando abaixada, garante a privacidade desejada. O ambiente é complementado com um sofá super macio que se transforma em uma confortável cama de casal.

A sala de jantar é o mesclar entre o moderno e clássico, como um conjunto de mesa em design contemporâneo e cadeiras retrô da década de 70. O contraste acerta com outros objetos, como o candelabro holandês e obras de arte presentes em outros locais da casa, pois o casal aprecia e coleciona telas. Ao fundo, o trio de cadeiras completa o cômodo como peças artísticas.

A copa também foi integrada à cozinha, pois a exigência dos clientes foi por um espaço com estilo moderno em que a família pudesse ficar ao redor do fogão e socializar o momento do preparo dos alimentos.

Na suíte do casal, para harmonizar com a claridade do piso, foi usado o tom escuro nas paredes, a fim de criar um clima aconchegante e intimista. Nele também houve a incorporação dos espaços, desta vez com a criação do gabinete do marido.

Para o quarto das duas filhas, de 9 e 12 anos de idade, a proposta foi baseá-lo no estilo vanguardista das meninas com o toque arrojado do papel de parede, homenageando a pintora mexicana Frida Kahlo. Por gostarem muito de trabalhos manuais, pop art e tecnologia, o recurso da fibra ótica no gesso foi usado para ninar e dar o toque lúdico ao cômodo. Inspirado também no tema “princesa”, que toda menina gosta, foram explora- dos os detalhes clássicos nas camas e na delicada penteadeira retrô com laca em tom azul.

O gabinete, feito especialmente para as mulheres da família, é onde elas trabalham, estudam, escrevem e se dedicam ao hobby de fazer trabalhos manuais. Nesse ambiente inspirador, foi explorada a cor vermelha como expressão de delicadeza e criatividade.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada. 

Leia também

Em destaque