A riqueza dos cristais de Murano

Peças finas, delicadas e cheias de traços

Foto: Sacada

Enriquecer a decoração com elementos finos e sofisticados trazem um referencial inigualável para a ambientação. Os cristais de Murano certamente carregam consigo essa poderosa característica.

Para conhecermos um pouco mais dessas joias, a designer de interiores, Liu Gomes explica que os cristais de Murano encontrados nas lojas de Feira, são inspirados nas legítimas peças oriundas da ilha de Murano, na Itália. “O cristal foi inventado na ilha Murano que, durante algum tempo, foi o maior produtor de cristal da Europa. A técnica conhecida como a arte do vidro era restrita a algumas famílias tradicionais, mas depois as fundições de outros locais começaram a produzir e aperfeiçoar esta forma de soprar o vidro e assim reproduzir as peças de rara beleza. No Brasil, muitos dos cristais são produzidos em Blumenau, RS, e são chamados assim porque fazem referência aos consagrados Muranos de Veneza”, conta.

Segundo Liu, além do conceito histórico envolvido, trata-se de peças finas, delicadas e cheias de traços, trabalhadas manualmente, que geralmente demoram de três a seis meses para concluir o seu processo de produção. Por isso toda essa identidade que conquista a todos ao primeiro olhar.

Veja em nossa galeria de fotos alguns desses vistosos cristais.

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Leia também

Em destaque