Projeto da MM8 confere requinte e ratifica importância de escritório de advocacia localizado na capital baiana.
por Pedro Hijo
Elegância, nobreza e sobriedade são as palavras que melhor definem os traços da sede baiana do escritório de advocacia, localizado no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Idealizado e desenvolvido pelo escritório de arquitetura e interiores MM8, o ambiente foi completamente personalizado para atender a uma clientela selecionada.
O pavimento de 700 m² recebeu um hall com elevadores privativos completamente novo. No piso, grandes placas de mármore Bege Bahia com detalhes em mármore marrom imperial. As paredes foram revestidas com painéis de madeira e adornadas com arandelas decorativas. A intenção do escritório era conduzir o visitante até à recepção com todo o requinte que ele merece. A entrada do escritório pode ser vista após abrir grandes portas automatizadas, feitas com vidro laminado. Assim, de acordo com a MM8, o visitante pode sentir a importância, robustez e tradição do escritório.
SALAS
Em busca da valiosa privacidade, indispensável a todo escritório de advocacia, a recepção desempenha papel central e articula a distribuição dos fluxos sem comprometer a independência dos setores estratégicos. De um lado, pode-se acessar a sala do diretor regional e do outro, as demais diretorias e setores. Nesta última, os tons sóbrios do tapete persa, painéis em madeira, e mobiliário elegante de formas curvilíneas ostentam a prosperidade e reforçam a solidez do grupo.
Com 50 m², a sala do diretor regional merece destaque especial. Ampla e multifuncional, foi habilmente projetada para atender a todas as necessidades de modo independente. O espaço foi integrado por três confortáveis e bem resolvidos ambientes, espaço de reunião, sala de estar e espaço de trabalho.
Seguindo o estilo clássico, a paleta cromática desses espaços segue tons austeros: os marrons no mobiliário com detalhes em capitonê, marchetaria e torno, o cinza das boiseries e o dourado nos adornos e na cortina.
DETALHES
O equilíbrio se dá também por meio da simetria presente na disposição do mobiliário, arandelas e abajures. Com toque cenográfico, a iluminação intimista produz um jogo de luz e sombra que realça as formas e o brilho dos muranos com pó de ouro 24k e demais objetos, além de pontuar as belas obras de arte. O acervo é composto por escultura de Eliana Kertész e telas de Carlos Bastos, Henrique Passos e Carybé.
No projeto, destacam-se ainda a sala de reuniões, a sala de coordenação, biblioteca, departamento financeiro e administrativo, sala das equipes de advogados com 190 posições de trabalho, sala de T.I., arquivo, copa e sanitários, todos com tratamento análogo, bom gosto, qualidade e funcionalidade adequada.