“A arquitetura envolve muito a questão do sonho. Nosso papel é tentar traduzir e materializar esse sonho”
Silvana Ferraz
Fundada em julho de 2014, a ab+Arquitetos Associados é resultado de uma parceria entre os arquitetos Adriana Novais e Bruno Calazans, que atuam em diversas áreas, como arquitetura de interiores, edificações residenciais e comerciais, projetos institucionais, urbanísticos e estudos de viabilidade. Segundo os sócios, a empresa tem como foco de seu trabalho transformar ideias e conceitos em realidade, identificando e traduzindo em projetos os anseios e aspirações de seus clientes. “A arquitetura envolve muito a questão do sonho. Nosso papel é tentar traduzir e materializar esse sonho”, afirmam.
Formada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Gestão da Qualidade das Construções pela Universidade Salvador (Unifacs) há seis anos, Adriana conta que desde a infância sentiu-se influenciada pelo pai, o engenheiro Jucelino Novais, para escolha da profissão. “Morei em Salvador por conta da faculdade e do trabalho, mas nunca perdi a vontade de retornar para Feira de Santana. Logo após a minha graduação, trabalhei no escritório do arquiteto Luiz Humberto por um período breve, mas importante. Depois surgiu a oportunidade de trabalhar no escritório de arquitetura Caramelo Arquitetos Associados, com quem pude aprender muito durante três anos. Foi quando decidi voltar a Feira para procurar meu próprio espaço no mercado ora em ascensão”.
Foi no escritório do arquiteto Antonio Caramelo que Bruno e Adriana se conheceram. Uma sintonia que se mostrou presente tanto na vida profissional como na pessoal. Também formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unifacs e pós-graduado em Arquitetura e Construções Sustentáveis pela Unijorge, Bruno iniciou sua vida profissional estagiando no Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo da primeira instituição. Logo depois, passou a trabalhar com o arquiteto Camilo Baiardi e, posteriormente, na Caramelo Arquitetos Associados. Além disso, atuou também na Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) e na Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário S. A. “Como também tenho família em Feira de Santana e a Adriana já estava morando em Feira, decidimos montar o escritório na cidade”, relembra.
Para os sócios, a arquitetura é uma grande paixão de infância. “Cada projeto é estudado com atenção especial. Temos conceitos que buscamos seguir e imprimi-los nos projetos, mas sempre aliados aos anseios levantados junto aos nossos clientes. Sempre esperamos que a satisfação deles seja maior do que a nossa,” revelam.
Adriana e Bruno contam que há alguns anos a arquitetura era vista pelas pessoas como algo inacessível. Hoje, no entanto, já conseguem entender que o arquiteto é um investimento para sua construção. Cada projeto que chega para os arquitetos é estudado e projetado com muito empenho. Mas sempre há aqueles trabalhos que marcam, como neste momento o projeto da casa dos pais de Adriana, pela expectativa e impressões positivas dos familiares e amigos.
Com projetos em Feira de Santana, Salvador e interior da Bahia, os arquitetos destacam o desenvolvimento de projetos residenciais nos condomínios Village Damha I, Irlena Marques e Amarílis Residencial, e projetos de reforma e ampliação de edificações residenciais nos condomínios Palm Garden e Allure Residence, dentre outros na cidade de Feira de Santana. Além disso, destacam uma parceria com a construtora MRV, na qual desenvolvem projetos de edificações multiresidenciais.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.