Acreditando no belo e luxuoso, Lydi Siqueira valoriza o uso de peças de design

Por valorizar o significado que carregam, a designer de interiores conta que a sua motivação é demostrar o pensamento daquilo que representam os produtos de alto luxo.

Xico Diniz

por Silma Araújo

Há cinco anos dedicando-se ao design de interiores, Lydi Siqueira consolida sua carreira a partir de um histórico marcado por sua habilidade em conquistar e surpreender com trabalhos arrojados e inovadores.

Dividindo os seus principais projetos entre a capital baiana e Feira de Santana, Lydi tem recebido o reconhecimento de seu compromisso e empenho em forma de premiações, a exemplo da concedida pelo consagrado e seleto Núcleo de Decoração da Bahia, de Salvador, na categoria novos talentos. No cenário feirense, onde atua há um ano, recebeu o Troféu Imprensa, promovido pelo jornal Noite Dia, como prova de que esse tempo foi sufi ciente para mostrar a seriedade do seu trabalho.

Com um perfil profissional já consolidado, a designer prima por um estilo que certamente é a marca que a diferencia. “Prezo extremamente pela simplicidade em forma de bom gosto e, dentro deste universo de possibilidades que é o design de interiores, exploro sempre o uso de murano e flores naturais. Quanto à concepção geral, aprecio principalmente a composição clean”, evidencia.

Por valorizar o significado que carregam as peças de design, Lydi enfatiza que a sua motivação de trabalho é mostrar aos seus clientes a essência daquilo que representam os produtos de alto luxo. “Trata-se de móveis que são exclusivos, por isso faz todo o sentido explorar a sua singularidade e fazer um ambiente personalizado. É levar para dentro de casa um modo de vida único que é transmitido para o dia a dia”, destaca.

De acordo com a designer, quando se escolhe o mobiliário ideal para um ambiente é importante considerar de- terminados pontos que podem fazer a diferença entre as inúmeras opções disponíveis no mercado. “A peça é o complemento entre a ergonomia e o conforto, por isso não se deve indicar o produto somente porque ele é bonito. Sendo assim, a avaliação daquilo que deverá ser usado tem que ir além”, considera.

Para Lydi, um dos pontos que a estimulam e encantam no design de interiores é o fato de que cada tipo de ambiente exige uma elaboração decorativa direcionada e específica. Desta forma, existem inúmeras formas de se explorar a criatividade. “Não tenho predileção entre o trabalho comercial ou corporativo e o residencial, isso porque o que me move é o cliente, entendê-lo e conseguir interpretar o seu sonho. Percebo que o projeto comercial e corporativo tem um tem pode concepção e execução diferente do residencial. Enquanto que o comerciante quer algo rápido, sem gastos e que seja potencialmente um atrativo, visando o bem-estar do consumidor, no residencial valorizamos o perfil pessoal do cliente”, avalia.

Uma característica que ganha destaque na postura da designer é que, por considerar cada trabalho único e especial, a designer prima por acompanhar todas as etapas de seu desenvolvimento. “Gosto sempre de dar continuidade ao projeto e executá-lo até o final. Ao apresentar a proposta e o cliente desejar ajustes, essas adaptações serão feitas com o objetivo de encontrar exatamente o sonho dele e, embora o projeto final não seja exatamente o concebido inicialmente, ele será uma harmonia entre as ideias. É por isso que sou fascinada pelo que faço”, declara.

Em se tratando de projetos para 2015, Lydi revela que este é um ano bastante produtivo, com muitos trabalhos em pauta. “Teremos ótimas novidades comerciais em Feira, como restaurantes, clínicas e casas de shows. Estou dedicando-me carinhosamente a todos eles para corresponderem ao gosto e à importância da cidade”, revela.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque