Antigas, mas moderninhas!

Sinônimo de luxo e requinte, a procura pelas tradicionais cristaleiras é alta 

Foto: Divulgação

As cristaleiras chegaram ao Brasil através dos portugueses, que utilizavam o móvel para expor as louças, os cristais e a prataria. Esse costume inicialmente era restrito às casas mais abastadas, como a dos senhores de engenho. Mas com o passar do tempo, virou moda e foi difundida em todo o país conforme sinônimo de luxo e requinte.

A popularidade das cristaleiras não é graças somente a sua função expositiva, mas também por servirem de item decorativo. Elas são feitas com tamanha delicadeza que é impossível não considerá-las segundo um design a mais na casa.

Sandro Matos, proprietário da Cristallo Home Designer, trabalha com a produção e venda de cristaleiras e afirma que a procura pelo móvel é alta. “As cristaleiras são peças feitas para durarem uns 200 anos! Isso porque são feitas a partir de madeiras de lei. Antigamente, elas eram moda e toda a casa tinha uma como destaque na sala de jantar, já nos dias de hoje, são os arquitetos, decoradores e pessoas de mais de 40 anos, que querem cultivar o sentimento nostálgico da casa da vó, que as procuram. Além disso, as empresas de decoração de eventos as usam muito para expor os mais diversos tipos de itens durante as festas”, revela.

Com um apelo retrô e fabricação sob encomenda, existe uma variedade de modelos (com ou sem talhe detalhado), tamanhos (grandes, médios, pequenos) e cores (todas as possibilidades que o cliente queira). E, segundo Sandro, é por isso que elas ainda fazem muito sucesso na composição dos ambientes. “As peças são feitas artesanalmente aqui mesmo na Bahia e levam em média 45 dias para ficarem prontas. A grande vantagem disso é que podemos atender a todos os detalhes pedidos pelo cliente, por exemplo a possibilidade de instalar lâmpadas de led para realçar ainda mais a beleza desse móvel à noite”, destaca.

“Em todo tempo, desejo homenagear o grande mestre da madeira, Sr. Garoto e seu discípulo e irmão, Nielson (ambos filhos de Barreiro de Barro Alto na Bahia) pela dedicação e competência do seu nobre trabalho.

Leia também

Em destaque