APAFS promove palestra para arquitetos, engenheiros civis e designers de interiores

“Como gerenciar escritórios de arquitetura e engenharia diante da crise e obter sucesso profissional”

Sacada

APAFS promove palestra para arquitetos, engenheiros civis e designers de interiores

Por Valéria Silva

Aconteceu nos dias 13 e 14, às 19h, no salão de eventos do edifício Xavier empresarial, a palestra “Como gerenciar escritórios de arquitetura e engenharia diante da crise e obter sucesso profissional” proferida por Marcus Solon, engenheiro civil com especialização em gestão de qualidade ambiental, consultor e palestrante. O evento que foi promovido pela Associação dos Arquitetos de Feira de Santana (APAFS), contou com a presença de arquitetos, engenheiros civis, designers de interiores e empresários.

Emanuela Cavalcante, atual presidente da APAFS, diz que a entidade, vem buscando soluções para a crise de mercado atual. “Convidamos Marcus Solon, diretor da Solon Engenharia em Natal, porque ele tem experiência de sucesso profissional e traz uma nova visão de gerenciamento empresarial”, afirma Emanuela ressaltando que a palestra promovida pela associação, objetiva contribuir para o crescimento dos profissionais de arquitetura, e para colegas parceiros da área de engenharia civil e designer de interiores.

Sobre a importância do evento, Marcus Solon, salienta que a faculdade forma ótimos profissionais projetistas, mas não qualifica para que eles administrem um escritório. “Esta palestra vai dar o subsídio administrativo e operacional na parte específica do mercado de arquitetura e engenharia. Também vai contribuir para que o arquiteto, engenheiro civil ou designer de interiores desenvolvam melhor seus projetos, sejam empreendedores e administrem a sua empresa com sucesso”, explica o consultor.

De acordo, com Marcos, crise econômica é uma oportunidade para quebrar paradigmas, destruir valores errados e desenvolver novos métodos que conduzam a mudanças positivas. Planejamento estratégico, qualidade de vida, sucesso profissional, disciplina, saber delegar foram alguns dos temas apresentados. Além disso, para promover a qualidade de vida, o consultou demostrou uma pratica da meditação para quem deseja ter resiliência e uma vivência de relaxamento em que os participantes experimentaram entre si o toque de massagem nos ombros.

Marcos, que também é licenciado em filosofia, com mestrado em gestão de pessoas, apresentou um vídeo de Max Gehringer, consultor e autor do livro “Empreendedorismo e Eclesiastes” que utiliza trechos do livro de Eclesiastes, do velho testamento, para dar respostas sobre o mercado de trabalho atual. Marcos finaliza sua palestra, motivando seu público a mudar crenças, ao pedir que as pessoas afirmem que podem ter qualidade de vida e sucesso profissional.

Todos os entrevistados, afirmaram que o tópico sobre qualidade de vida foi enriquecedor. Milla de Oliveira, arquiteta, diz que o tema é atual e que gostou das dicas de como gerenciar a empresa em tempos de crise. Já Márcia Villar, profissional do mesmo ramo comenta que a palestra foi edificante tanto para os profissionais de arquitetura, como de engenharia civil e designer de interiores, pois informa a perspectiva de um escritório, seus desafios e também as conquistas de maneira esclarecedora.

Jonas Freire, engenheiro Civil, pontua que uma das questões abordadas por Marcos Solon, é o ciclo do PDCA que trata de todas as etapas para estruturar uma empresa. A engenheira Civil e designer de interiores, Tamires Pinheiro, comenta que procura tudo que envolva a área de arquitetura, construção civil e designer, e que o evento contribuiu para ampliar seus conhecimentos.

Fernanda Perez, atual presidente do grupo de designer de interiores, enfatiza que a palestra trouxe excelentes informações, que agrega valores à sua classe profissional. “Agradeço à Emanuela Cavalcante, por ter convidado o nosso grupo para o evento”, afirma a designer. Liu Gomes, profissional desta área e empresária, complementa que a palestra foi bastante proveitosa, que adquiriu novos conhecimentos para gerenciar o escritório.

Leia também

Em destaque