Profissionais feirenses expõem seus projetos à comunidade
A VI Mostra de Arquitetura promovida pela Associação Profissional dos Arquitetos de Feira de Santana durante toda esta semana (22-29/10/15) tem como intenção divulgar os projetos realizados pelos profissionais da cidade e reafirmar ao público a importância de seus trabalhos.
O presidente da Associação, Raimundo Lopes, confirma esse objetivo ao afirmar que em mais um ano, a edição da mostra visa ser um sucesso. “As intenções e os objetivos são vários, dentre eles podemos destacar a valorização da nossa profissão ao mostrar à população o quanto a arquitetura valoriza a parte de negócios e trabalha em vários segmentos, como decoração de interiores, produção de lojas, postos de gasolina, empreendimentos comerciais, industriais e muitos outros”, destaca.
Como já é de costume, em toda edição há um arquiteto homenageado, e neste ano, Gabriel Vegas Torres, que carinhosamente é chamado de Veguita, foi lembrado com muito orgulho. Natural do Peru, ele trocou sua terra natal pela vida brasileira em 1958, e em 1959 iniciou os estudos em arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), somando 51 anos de profissão. Atualmente é funcionário público aposentado e tem várias atuações no mercado feirense. Ainda hoje atua no mercado, sendo o seu próximo projeto um empreendimento com conceito sustentável que visa aproveitar a energia solar em benefício de toda a comunidade, previsto para iniciar em janeiro de 2016. “Para mim, o convite foi uma bela surpresa. Pela idade que tenho, 82 anos, pensava que estava morto, mas agora vocês me animaram. Estou muito agradecido. Ser homenageado é uma grande satisfação”, falou emocionado.
Nesta edição, a Mostra conta com novidades entre as suas parcerias, como explicou a arquiteta Paula Murici. “Os ambientes montados aqui na Mostra foram um diferencial. Fizemos a parceria com a empresa de Salvador, recém-chegada em Feira de Santana, a Toque da Casa, que abraçou prontamente a ideia de criar algo diferenciado”, destacou.
Segundo a arquiteta Andrea Almeida, a quantidade de profissionais participantes continua a mesma, entretanto o Boulevard Shopping cedeu um espaço mais amplo e central para que pudessem explorar ainda mais os trabalhos e montar os ambientes decorados, dando mais conforto ao público visitante.
Milla de Oliveira falou sobre a proposta social envolvida na Mostra. “Aproveitamos para lançar uma campanha social que será realizada a partir de uma dinâmica feita entre os arquitetos. Divididos em grupos, a cada dia um deles vai pintar uma tela. No final, esses quadros serão postos à venda na loja Toque da Casa e a renda será revertida na compra de uma cadeira de rodas automática”, explicou a arquiteta.