Projetos da SQ+ Arquitetos Associados adicionam mais beleza à paisagem deslumbrante da Cidade Baixa, em Salvador.
Acordar e ter como vizinhos o Elevador Lacerda, o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Baía de Todos-os-Santos. Essa realidade é rotina para os moradores do apartamento do Edifício Adelaide, localizado na paisagem histórica do bairro do Comércio em Salvador, e idealizado pelo escritório SQ+ Arquitetos Associados.
Com 340 m² e três suítes, o ambiente foi inteiramente pensado para atender um casal de empresários e seus três filhos. Foi preciso unir o contemporâneo e o clássico para satisfazer todos os moradores.
A flexibilidade da planta e os grandes vãos livres do living e varanda se adequam a praticamente todo tipo de planta desejada. De acordo com Sidney Quintela, arquiteto e diretor da SQ+, isso facilitou o avanço da obra, que durou 12 meses. “As grandes esquadrias, a área útil do espaço e o baixo gabarito do edifício permitem que os moradores do apartamento se sintam como se estivessem morando em uma casa”, comenta.
O apartamento percorre o pavimento de um extremo ao outro: os quartos, que se situam na parte posterior da planta, possuem vista para a cidade. A parte social é toda voltada para a Baía de Todos-os-Santos. Já as áreas íntimas ficam preservadas em relação às sociais, portanto, os moradores podem ingressar na cozinha e área de serviço sem serem notados pelas eventuais visitas.
Como a configuração do apartamento atravessa todo o pavimento do edifício, a ventilação cruzada é um privilégio. Em Salvador, onde o sol se põe no mar, as áreas sociais ganharam orientação poente, e o desconforto térmico foi resolvido por meio de um projeto de climatização. Ailuminação natural poupou qualquer luminosidade artificial até que o sol se ponha.
Para manter o toque clássico e arrojado, foram escolhidos revestimentos nobres, como o limestone para o piso de todo o apartamento e para o revestimento dos sanitários. Todas as paredes do espaço são revestidas de papel, destaque para o do living que é em seda, e do lavabo em veludo. As obras de arte deram o toque final na decoração.
Fotos: Xico Diniz