Área Gourmet com espaço de sobra

Cheia de bossa, a ampliação da casa exibe quartzito Maeridian, da Decolores, na ilha central, na bancada da cozinha, churrasqueira, nos ninchos entre os armários e no painel da televisão e

Esta casa em Arapongas, Paraná, já tinha uma área gourmet. Mas um motivo inusitado levou o arquiteto Edson Tomio Hirata, da Arquitetura Verde, a propor a construção deste novo espaço integrado à varanda. Membro do chamado “Clube das Quartas”, que reúne homens semanalmente, o proprietário da casa queria uma área gourmet bem maior, que acomodasse no mínimo 30 pessoas.

O arquiteto sugeriu um ambiente de 103 m², desta vez com espaço de sobra para distribuir uma sala rebaixada com televisão e lareira ecológica, salão de jogos com mesa de sinuca, bar, lounge com mesas de jantar, cozinha e churrasqueira. Desta forma, tanto os homens poderiam se acomodar confortavelmente em suas reuniões semanais com a família em dias de festa.

Pensando em atender o pedido do casal com duas filhas – que queriam fugir de modismos e soluções com vida útil curta – o profissional desenvolveu um projeto com elementos e cores sóbrias. Para os materiais, escolheu opções naturais como a madeira e a pedra. “A ideia era harmonizar a área gourmet à varanda, onde há muita vegetação, além de combinar os materiais entre si”, explica.  

Assim, para a ilha central, a bancada da cozinha, a churrasqueira, os nichos entre os armários e o painel da televisão e da lareira, foi especificado quartzito Meridian, da Decolores. “Queria uma pedra com um toque acinzentado, que equilibrasse o piso e o revestimento dos armários. Além disso, por ser uma rocha com alto grau de dureza, garantiria maior resistência às manchas”, justifica.

Outro fator que levou a escolha do Meridian são seus delicados veios. Apesar de sutil, o quartzito tem um desenho marcado, que o arquiteto fez questão de explorar. Por isso, na hora da paginação das placas, a marmoraria executou o chamado “veio contínuo”. “Essa forma de assentar as chapas faz parecer que a rocha foi dobrada e não cortada. O trabalho fica primoroso”, finaliza o arquiteto.  

Sobre a Decolores
Em pouco mais de 20 anos, a Decolores se edificou como um negócio que possui a inovação, tecnologia, cuidado e contemporaneidade como partes intrínsecas de seu DNA, trazendo um novo olhar, mais poético e plural, para a potência das rochas naturais na arquitetura e design de interiores.

Leia também

Em destaque