Matéria publicada na revista Sacada impressa.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA em 1984, Ana Cristina começou a trabalhar como estagiária em 1983 no escritório de Luiz Humberto Carvalho e Neílton Dórea, em Salvador. “Desde que comecei a carreira como estagiária, nunca mais parei de exercer a profissão de arquiteta, atividade que faço com grande alegria e prazer sempre”, afirma.
Ana Cristina foi responsável pela arquitetura de diversos empreendimentos de sucesso em Feira de Santana, como condomínios residenciais horizontais da L. Marquezzo, R. Carvalho, Donelisa e outros que consolidaram esta tipologia de morada nos bairros fora do Anel de Contorno; Edifícios Terraços da Torre e Mansão Órion da OMR, projetos que confirmaram a tendência atual de verticalização dentro do Anel de Contorno. Mais recentemente, o edifício empresarial Jorge Leal, um empreendimento inovador que vem atender a demanda para os espaços comerciais modernos no centro da cidade; e o Condomínio Villaggio IL Campanário, um projeto temático que agrega conceitos inéditos de viver bem. “O IL Campanário é um projeto inovador e que fiz com enorme prazer e alegria. Toda inspiração ali veio da arquitetura mediterrânea. O conceito milenar do viver mediterrâneo é forjado na paixão pela vida, pelo bem viver das famílias, pela gastronomia saudável e por uma arquitetura que busca valorizar uma vida com qualidade, conforto e simplicidade. Foi a partir destes valores que eu comecei a colocar no papel todos aqueles espaços floridos e começaram a surgir as paredes de estuque, as cores vivas, os arcos detalhados, os telhados terracota, as varandas ornamentadas, as grades com suas curvas, os jardins inspiradores, os ladrilhos… Penso que a combinação harmoniosa de todos estes elementos fará grande diferença na vida de todos que irão morar ali”, informa.
Com um estilo contemporâneo, Ana Cristina acredita que a arquitetura é um dos meios de comunicação mais duradouros e diretos na forma com que a sociedade exprime sua cultura e conta a sua História, pois a ocupação dos espaços de morar, de trabalhar e de desfrutar do lazer são elementos de grande importância nesta expressão. “Penso que o estilo Contemporâneo ajuda a contar esta História para as futuras gerações”, enfatiza. A essência do trabalho da arquiteta é compreender as necessidades de seus clientes. “A essência do meu processo criativo é: interpretar e atender de forma harmônica, funcional e com esmero técnico, os desejos e sonhos dos meus clientes”, pondera.
Para Ana Cristina, o principal desafio para se manter no mercado de arquitetura é a questão da consultoria e encomenda de um projeto arquitetônico. “Um dos maiores desafios sempre é o de esclarecer aos clientes da necessidade da contratação de uma equipe profissional habilitada a executar as obras daquele projeto, já que o sucesso efetivo de um projeto só pode ocorrer quando são seguidos todos os detalhamentos e especificações definidos pelo arquiteto”, explica. Segundo ela, é importante também estar sempre preocupado em atender bem e realizar os sonhos do cliente no projeto que está sendo desenvolvido, adequando-o ao orçamento disponível.
De acordo com Ana Cristina, a novidade na área de arquitetura em Feira e em todo Brasil, sem dúvida, será a mudança do patamar requerido de qualidade e eficiência dos empreendimentos imobiliários. “Com a entrada em vigor das Normas de Desempenho a partir de Julho de 2013, isso terá que nortear todos os projetos arquitetônicos de agora em diante, fato que vai elevar substancialmente o nível de qualidade desses projetos. Já estamos trabalhando em um projeto que será lançado ainda este ano, totalmente enquadrado nestas novas normas, fato que vai gerar uma melhor qualidade nos materiais usados, como também na execução e no uso final destes empreendimentos”, informa.