Os dados foram apurados pela ABCasa em parceria com o IEMI – Inteligência de mercado.
Segundo os dados da pesquisa setorial conduzida pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em parceria com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o Estado da Bahia se destaca como um polo essencial no mercado nacional de artigos para casa e decoração. Com uma representatividade significativa, a Bahia corresponde a 5,2% do consumo total de artigos para casa no Brasil, consolidando-se como um dos principais destaques no cenário nordestino. Além de ficar na 9ª posição entre os Estados que mais exportam artigos para casa e decoração.
Em relação aos pontos de venda de varejo, a Bahia registra 14.882 estabelecimentos, o que equivale a 6,2% do total nacional, demonstrando sua expressiva presença no comércio de produtos para o lar. Destes, 7.662 são especializados, com 2.398 lojas de complementos do mobiliário e 2.244 lojas de artigos de uso doméstico e pessoal, empregando um total de 37.093 pessoas.
No comércio não especializado, a Bahia se destaca com 7.207 profissionais empregados em lojas de departamentos e magazines. Home centers e lojas de materiais de construção que totalizam mais de 21 mil empregados. No âmbito da produção, a Bahia contribui com 748 unidades produtoras, representando 2,9% do total, gerando empregos diretos que correspondem a 1,9% do total nacional. Além disso, o estado apresenta um significativo número de empresas atacadistas, com 344 estabelecimentos, o que representa uma participação de 2,6% no panorama nacional.
Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa, destaca a importância da Bahia para o setor, mencionando: “A Bahia desempenha um papel vital no mercado de artigos para casa, tanto no consumo quanto na produção e distribuição, consolidando-se como um dos pilares do setor no Brasil.” Na região Nordeste, tanto a Bahia quanto o Ceará se destacam com participações significativas da mão de obra empregada, enquanto Pernambuco e Bahia sobressaem-se com relação ao número de empresas atacadistas na região. A Bahia ainda figura como o 9º estado com maior participação nas exportações de artigos para casa, com 0,5% do total nacional.
Cenário Nacional
De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país. Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,6 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers. “É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados.” aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.
A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.
No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.
Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.
Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil.
“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.
Sobre a ABCasa
A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.