É possível ter uma banheira em praticamente qualquer espaço, basta um cantinho e pronto.
É possível ter uma banheira em praticamente qualquer espaço, basta um cantinho e pronto. Há modelos especiais para adaptação em todos os ambientes, incluindo sacadas e home theater, pois hoje a banheira não é mais um produto restrito aos banheiros. O que pode gerar limitações na instalação é a metragem do espaço disponível, isto porque muitas fábricas não produzem banheiras com menos de 1,5 metros de comprimento, ou seja, com tamanho necessário para um banho de imersão completa. Entretanto, há modelos do tipo “Ofurô”, que é o estilo japonês que permite um banho de imersão até mesmo no reduzido espaço de um box pequeno.
Se o espaço for realmente pequeno, pode-se também não colocar banheiras, existe também a opção das hidromassagens verticais, que também são relaxantes e eficientes. Existem modelos que chegam a ter 27 jatos, indicada para Spas, mas nada impede que seja usada em outros locais. Não há restrições para instalar uma banheira, mas ter um espaço mínimo é fundamental. É sempre bom lembrar que mesmo usando banheiras feitas sob medida, às banheiras necessitam de um espaço mínimo para obter o correto posicionamento do corpo para aproveitamento total do banho de imersão.
Além da metragem de comprimento, é conveniente que o local tenha também altura adequada para a profundidade da banheira. As medidas podem oscilar, de acordo com a necessidade da família, do tipo de uso e das características do projeto. O que o mercado precisa saber é que hoje a indústria fabrica modelos para os mais diferentes fins. Em seus diversos tipos, as banheiras se encaixam perfeitamente em diversos espaços, residenciais ou comerciais, hotéis, motéis, flats, clínicas de tratamento e clubes.
Cuidados especiais
Instalada e pronta para uso, a banheira exige alguns cuidados de manutenção. A falta de limpeza pode provocar a formação de fungos e bactérias, principalmente sobre os rejuntes. Exageros no uso de sais de banho ou outros produtos também são prejudiciais, e devem ser evitados. É importante saber que uma boa banheira não se deforma, principalmente aquelas feitas em aço estampado, que resistem muito bem aos esforços. Banheiras mais rígidas facilitam a manutenção, pois não é preciso trocar os rejuntes que não sofrem movimentos de tração. Fonte: Fórum da Construção.