Cacto, planta ímpar e fácil de cuidar

Quando utilizados na decoração, os cactos trazem sofisticação

e elegância ao ambiente 

Foto: Sacada

Muitas pessoas optam por cultivar cactos em casa por acreditarem que eles demandam de pouca atenção e cuidado em relação a outras espécies de plantas. E isso não deixa de ser verdade, mas não diminui a responsabilidade de tomar os cuidados necessários para sobrevivência desta planta peculiar.

A depender da espécie, os cactos podem ter um tempo de vida estimado em 200 anos. Conhecido como uma planta que se adequa a situações de seca extrema, seus caules, raízes e flores acumulam muita água. Por isso, precisam de sol, ventilação e pouquíssima umidade. “Os cactos não precisam de muita água, então se o local onde for colocado costuma dar muita sombra, é recomendável que ele seja molhado de três em três dias. Mas se o espaço costuma receber muito a luz do sol, ele deve ser regado de dois em dois dias”, afirma Luís Soares, fornecedor de cactos do Horto do Contorno.

Luís Soares relata que é preciso ter cuidado também com a terra utilizada para sustentar o cacto. “A terra não pode ser de quixabeira. Ela tem que ser arenosa para que a água possa descer e não ficar muito na raiz. Isso vai ajudar no seu desenvolvimento e com o tempo ele vai dá flor. A época do cacto dar flores geralmente é no fim do inverno, início de verão”, informa.

Por conter muitos espinhos, essas plantas são pouco utilizadas na decoração de ambientes, mas quando utilizadas, trazem sofisticação e elegância ao ambiente. “Os espinhos do cacto são as folhas que, no processo de evolução, reduziram. A principal função deles é realizar a respiração da planta. Os espinhos ajudam a evitar a grande perda de água, um dos motivos que torna essa planta capaz de armazenar o líquido. Quando o Cacto está inserido na natureza os espinhos também tem a função de proteção da planta contra possíveis predadores”, explica Luís.

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Leia também

Em destaque