Carlos Fortes entrega projeto exclusivo de luminotécnica para o Origem Fortim

Imagens da Casa Modelo
Foto: Divulgação

Pé na areia, sustentabilidade e sofisticação, o Origem Fortim, empreendimento da A&B Incorporações, traz um novo conceito arquitetônico para o litoral leste cearense: o luxo da simplicidade e retorno às origens. Com um projeto assinado por premiados e renomados profissionais, o Origem Fortim tem seu esquema de luminotécnica projetado pelo lighting design Carlos Fortes. A iluminação do residencial é toda desenvolvida em absoluta sinergia com a arquitetura e com as atuais demandas de sustentabilidade.

Arquiteto de formação, Carlos Fortes possui mais de 30 anos de experiência, onde em sua totalidade é dedicada às técnicas de iluminação. Iniciou a vida profissional trabalhando em escritórios de arquitetos renomados e já consolidados no país, como quando estagiou no escritório do arquiteto e urbanista Paulo Casé. Após sua formação, passou a integrar a equipe do escritório Lumini, liderado por Esther Stiller e Gilberto Franco. Fortes não somente se adaptou como se tornou referência na luminotécnica no país. O lighting design recebeu premiações nacionais e internacionais com seu trabalho.

Desde meados dos anos 2000 o profissional possui escritório próprio, o Estúdio Carlos Fortes – Luz + Design, onde assinou a produção da luminotécnica de prédios comerciais, residências e até uma escola no Rio de Janeiro. Fortes é um profissional apaixonado por cinema e que encontra no trabalho com a luz uma inspiração trazida por essa paixão. O profissional com todos esses anos de experiência no mercado sempre adaptou seu trabalho com a inovação e contemporaneidade exigida ao longo das décadas. “Se antes a preocupação era encontrar produtos com soluções técnicas adequadas para cada tipo de ambiente, atualmente o foco do projeto concentra-se no desenvolvimento de ambientes mais flexíveis, humanizados e capazes de promover a saúde e o bem-estar”, explica o lighting design.

Carlos acredita que a luz pode nos trazer sensações e provocar uma compreensão do ambiente, que foi desde o início pensado pelo arquiteto e finalizado pelo trabalho do lighting design. O trabalho de luminotécnica muito se aproxima do design de interiores. No entanto, nesse primeiro, Fortes explica que na iluminação dos espaços externos se deve ter em mente que a luz sofre variações ao longo do dia, de maneira que o lighting design propõe-se a complementar e valorizar a vegetação, sendo essa a ideia por trás do projeto de Carlos para o Origem Fortim.

O Origem Fortim tem o privilégio de estar localizado na praia de Fortim, onde os moradores podem contemplar um dos mais belos pôr do sol do país. O projeto de luminotécnica, segundo defende Carlos, respeitando esse espetáculo, é pensado a partir de estratégias e dispositivos que não ofusquem essa cerimônia do fim da tarde, ao mesmo tempo que promova o conforto visual e a harmonia estética.

Leia também

Em destaque