Com lançamento marcado para janeiro e abertura prevista para meados de maio de 2024, o espaço escolhido para realização da exposição foi o casarão de mais de 30 anos de idade idealizado pelo arquiteto Gustavo Almeida
O fim de ano chegou e, com ele, uma agenda repleta de novidades sobre a CASACOR, mais completa mostra de arquitetura, arte, paisagismo e design de interiores das Américas. Após anunciar o tema que servirá de guia para as criações da próxima temporada de eventos pelo Brasil e pelo mundo – “De presente, o agora” – que tem como questão central ‘quais ancestrais queremos ser’, a equipe se prepara para alçar novos voos, desta vez, no Piauí.
Com lançamento marcado para janeiro e abertura prevista para meados de maio de 2024, o espaço escolhido para realização da exposição foi o casarão de mais de 30 anos de idade idealizado pelo arquiteto Gustavo Almeida e construído pelo proprietário, José Joaquim Costa, na capital Teresina.
De acordo com Neuma Figueirêdo, franqueada da CASACOR Ceará e, agora, da CASACOR Piauí, “a chegada da CASACOR à região representa uma oportunidade única para os talentosos profissionais do Estado mostrarem seu trabalho e ganharem reconhecimento local e nacional. Muito além de um evento, a mostra promove o fortalecimento de diversos setores da economia, a exemplo da construção civil, do setor imobiliário, decoração, turismo e, claro, da cultura”.
Localizado na Avenida Zequinha Freire, 225, em Santa Isabel, o evento promete exaltar o melhor da arquitetura, design e arte locais durante seu período de exibição, aproveitando as possibilidades de uma área criativa de aproximadamente 7.500 m2.
“A CASACOR está chegando no Piauí em um momento muito oportuno, onde o mercado se encontra maduro e aquecido. Como arquiteta, sei a importância que o evento trará para a valorização dos nossos profissionais, nossa arte e nossa cultura. Um grande boom para as empresas envolvidas e para o mercado como um todo. CASACOR Piauí será uma vitrine, onde a criatividade e o talento serão os protagonistas, além de promover experiências nunca vividas. O nosso Estado merece”, afirma Cristina Napoleão, também franqueada da nova praça.
André Secchin, CEO da CASACOR, reitera que “a presença do evento em outros Estados está alinhada diretamente com a estratégia de ofertar uma plataforma para profissionais e marcas cada vez mais diversa”.
O que reserva o futuro?
Para o próximo ano, a CASACOR convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático. É o que revela Livia Pedreira, curadora da mostra, ao lembrar que marcas e profissionais do elenco terão a oportunidade de refletir e explorar o tema, sintetizado na campanha “De presente, o agora”.
“Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, acrescenta a curadora. Ela destaca que o Manifesto 2024 evidencia ainda mais essa intenção, ao propor uma imersão em nossa biodiversidade cultural, na beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. “Nos convoca também a ouvir as vozes dos guardiões do planeta. Aqueles que mantém em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra”, sintetiza Livia.