Empresa gaúcha revela a Casa Cinex e a Casa Cin Concept: edificações marcadas pelo alto design, sustentabilidade e inovação, no Vale dos Vinhedos
O exuberante verde do Vale dos Vinhedos, envolve o complexo onde a Cinex construiu seu mais recente e ousado projeto.
Num terreno de 23 mil metros, a Cinex concretizou o sonho de ter um espaço perene que pudesse servir como ponto de encontro e inspiração para profissionais do setor de arquitetura e design.
“A Casa Cinex e a Casa Cin Concept acabam por representar os produtos Cinex em sua expressão máxima. Lá, pudemos utilizar nosso portfólio de soluções de forma diversa, atendendo a diferentes funcionalidades, sempre com um olhar para o design e inovação. Reproduzimos um pouco do nosso DNA, que tem raízes na no Brasil e também na Itália”, explica César Cini, CEO e fundador da marca.
Para materializar esse projeto, a arquiteta Monica Rizzi se inspirou na arquitetura vernacular, estilo que privilegia o uso de materiais e técnicas construtivas que valorizam a preservação do ambiente e aspectos da cultura onde a obra está inserida.
Desta forma, as pedras de basalto, abundantes na região, e que marcam as moradias construídas pelos imigrantes italianos, desde meados de 1.880, estão presentes em gabiões da Casa Cinex, em plena harmonia com as linhas geométricas e contemporâneas da edificação. Um projeto de paisagismo regenerativo completa o conceito, enquanto preserva a biodiversidade da fauna e da flora do local, promovendo a integração com o entorno e respeitando a sazonalidade das espécies.
“O ponto de partida para a criação do projeto foram a porta MontBlanc, na entrada da Casa e as esquadrias Veritas, que unem o interior do living à área externa. A moldura de concreto que envolve as esquadrias, tal qual a uma obra de arte, faz alusão à identidade visual das lojas Cinex Arch. O projeto serviu também como um laboratório para experimentações. Para isso, criamos ambientes pensados para diferentes “personas”, com diferentes soluções para cada um deles”, explica a arquiteta.
As esquadrias grandiosas e, ao mesmo tempo, minimalistas, são o centro das atenções até mesmo quando estão longe do alcance dos olhos de quem visita o espaço térreo da casa. É que elas podem ser totalmente recolhidas nas paredes da casa, criando um vão que possibilita uma experiência de contemplação da natureza, de tirar o fôlego. A Cinex quer provar que é possível ter esquadrias que são verdadeiros objetos de desejo.
Nos ambientes da Casa, ainda é possível se surpreender com objetos de design dos premiados Irmãos Adriano. Um passeio pelo living nos leva a bicicletas ergométricas e também a uma mesa de pingue pongue, ambas em vidro translúcido, elevando esses objetos a um novo status. As cozinhas da casa contam, ainda, com a Coifa Pura e indutores desenvolvidos pela dupla, além do moderno estofado Isetta, criação dos designers italianos em collab a Cinex e a Saccaro.
Tanto a Casa Cinex quanto a Casa Cin Concept acabam por promover uma verdadeira experiência para os sentidos, que se traduz em experiência junto à marca Cinex. “Esperamos que os arquitetos e parceiros da marca levem um pouco da Casa consigo a cada visita. Que a experiência crie uma conexão emocional com a marca, possibilitando uma associação que vai muito além dos atributos técnicos dos produtos, que não são poucos.” adiciona Mirella Celeri, responsável pelo marketing da empresa.
Importantes players do setor de arquitetura e interiores também levaram seus produtos e expertise para a Casa Cinex e também Casa Cin, agregando valor ao projeto. Lá, revestimentos da Portobello convivem os vidros da AGC e com os sistemas fotovoltaicos da Renovigi. Móveis com portas da linha Cinex Mobili são aplicadas ao mdf da Arauco. A Saccaro entrou com peças de mobiliário e a Yale entregou fechaduras eletrônicas as quais incluem a tecnologia de reconhecimento facial. “Trabalhamos com um ecossistema de marcas que viabiliza, ainda, uma convergência de interesses e uma sinergia na geração de negócios através do público especificador. Assim, temos uma poderosa ferramenta impulsionar, ainda mais, o crescimento da Cinex”, completa Franco Faldini, COO da Cinex.
Conheça a Casa Cinex
No final da rampa que dá acesso à Casa Cinex, o visitante é surpreendido por um revestimento escultórico em alumínio cortén, cujas curvas levam à entrada da casa. Em frente a esse revestimento que leva o nome de Radiatore, é possível ver a imponente porta Montblanc, com mais de 4 metros de altura e dispositivo de reconhecimento facial, que dá acesso ao living.
Ao adentrar a casa, é possível avistar as esquadrias Veritas, que levam o olhar do visitante até a Esplanada, construção que permite o encontro com a natureza e oferece, ainda, um distanciamento que convida à contemplação da Casa Cinex em sua grandiosidade, pelo lado externo da construção. Para acessar este espaço, basta abrir as esquadrias, que, podendo ser ocultadas por completo na alvenaria, criam um imenso vão que une o ambiente interno ao externo.
No living, propriamente, o sofá Isetta, desenhado pelos Irmãos Adriano em collab com a Cinex e Saccaro, faz par com o Painel Movie, estrutura em vidro acidato através do qual se vê uma ampla tv. Integrada ao ambiente, temos uma cozinha gourmet, com bancada que leva madeira reutilizada a partir de uma antiga “pipa” (tonel) de vinho, equipada com modernos indutores móveis, também desenhados pela dupla de designers italianos. Da cozinha, é possível se enxergar a adega de dois andares, separados, por piso em vidro transparente, e que comporta 1.500 garrafas. O living ainda acolhe outras peças assinadas pelos Irmãos Adriano, como a mesa de pingue-pongue e bicicletas ergométricas.
Para alcançar o andar inferior, basta abrir as postas deslizantes Filo, que dão continuidade ao revestimento de parede, ambos em vidro acidato impresso, e descer as escadas. Lá, é possível avistar o andar inferior da adega, com o armário Síntese em vidro transparente e acabamento em dourado rosé. Ao se cruzar o painel em vidro retroiluminado, é possível aceder ao espaço “Loft Garagem”, ambiente composto por quarto, sala de banho e uma cozinha dos sonhos, que se esconde sob os painéis de alumínio, revelando sua funcionalidade. Esse espaço ainda possui uma sala de estar, com televisão integrada a um painel de vidro na cor Amora, sofá e mesa de trabalho, e, surpreendem ao dividir espaço com uma garagem. Neste ambiente, objetos que compõem o imaginário dos amantes de viagens e carros, são expostos em estantes com bases de vidro iluminadas.
Um corredor com arcadas une a Casa Cinex a outro ousado projeto de seu fundador, César Cini: a Casa Cin Concept – uma casa de vidro, assinada pelos Irmãos Adriano, concebida para ser transportável e sustentável e que evoca o morar do futuro. A sustentabilidade se faz presente não só nas matérias, como também pelos painéis de energia solar que alimentam a casa. O espaço interno, ora se expande, ora se contrai, para transformar-se em quarto de dormir ou espaço para a prática de atividades físicas ou meditativas. Brises móveis oferecem uma sombra poética e esquadrias deslizantes protegem a casa, enquanto oferecem ampla vista do entorno.
Mais do que um showroom, a Cinex buscou oferecer uma experiência para os sentidos de quem visita a Casa Cinex e a Casa Cin Concept. Espaços que conectam as pessoas com design, tecnologia, natureza e com o aqui e agora. Espaços para se conviver, contemplar. Para imaginar o impossível.